Guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1209 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

Após a Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos e a União Soviética começaram a travar uma feroz disputa pela hegemonia mundial. o mundo foi dividido em zonas de influência entre duas superpotências. Formaram-se assim dois blocos de países. Um deles, liderado pela União Soviética, reunia os países socialistas. O outro, chefiado pelos Estados Unidos, reunia países capitalistas.
Astensões resultantes dessa disputa ficaram conhecidas como Guerra Fria (1947-1991). Apesar do nome, muitas vezes ocorriam guerras de fato em regiões sob influência de uma ou de outra das superpotências. Foi o que ocorreu na península da Coreia, dividida em 1948 em dois países: a República Popular Democrática da Coreia ( ou Coreia do Norte, comunista) e a República da Coreia (ou Coreia do Sul,capitalista). Em 1950, teve início uma guerra entre os dois países que só terminou em 1953.

O mundo dividido
Após a Segunda Guerra Mundial, os países do leste da Europa ocupados pelo Exército Vermelho adotaram o regime vigente na União Soviética, ou seja, o socialismo burocrático de Estado. Eram eles: Polônia, Tchecoslováquia, Romênia, Hungria, Alemanha Ocidental, Bulgária e Albânia. Outropaís desse bloco, a Iugoslávia, chegou ao socialismo de modo diferente. Aí, a Resistência antinazista era comandada pelo ex-metalúrgico comunista Josip Broz Tito. Com a derrota dos alemães, Tito assumiu o poder e anunciou a adesão de seu governo ao socialismo.
Aliados na Segunda Guerra, os Estados Unidos e a União Soviética eram antagônios no que se refere à organização econômica e ao regimepolítico. Os EUA tornaram-se a grande nação capitalista, enquanto a União Soviética era o mais importante país socialista. Por diversos motivos, os outros países se alinhavam a um ou outro. Dessa divisão ( ideológica e geopolítica) nasceu a Guerra Fria.
Plano Marshall
No Ocidente, o conjunto de medidas de maior impacto destinadas à reconstrução da Europa foi o Plano Marshall, formulado pelo generalGeorge Marshall, secretário de Estado do governo norte-americano de Harry Truman (1945-1953).
Iniciado em 1947, o Plano constituiu em um ambicioso programa de ajuda econômica aos países capitalistas que mais sofreram os efeitos da Segunda Guerra Mundial. Seu principal objetivo era reerguer a economia desses países e conter o avanço do comunismo na Europa, Nesse mesmo ano teria o início a GuerraFria. O Plano obteve êxito, permitindo em poucos anos a recuperação da Inglaterra, França, Itália, Alemanha Ocidental e de outros países. Além disso, contribuiu para a expansão da economia norte-americana, pois com a recuperação europeia os Estados Unidos aumentaram suas exportações para aquela região.
Otan versus Pacto de Varsóvia
Sob o temor de uma guerra com a União Soviética, em 1949 osgovernos dos Estados Unidos e do Canadá firmaram com os países capitalistas da Europa uma aliança política-militar: a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), liderada pelos Estados Unidos.
Em resposta ao Plano Marshall e à Otan, o governo soviético e seus aliados do Leste europeu criaram, em 1949, o Conselho de Assistência Econômica Mútua (Comecon) para fortalecer os laços econômicos entreos países socialistas; e o Pacto de Varsóvia (1955), acordo militar destinado a garantir defesa do bloco soviético.
Além de criar instituições de defesa militar e econômica, tanto a União Soviética quanto os Estados Unidos usaram outros métodos para manter expandir sua área de influência. Um deles foi o apoio a países "amigos" com a ajuda militar ou econômica. Outro foi o financiamento de gruposou movimentos que lutavam contra o governo de países alinhados com a potência inimiga.
Golpes de Estado
O patrocínio de golpes de Estado foi outro recurso das superpotências durante a Guerra Fria. Durante as décadas de 1950, 1960 e 1970, os estadunidenses patrocinaram diversos golpes na América Latina e em outros continentes. Em 1964, por exemplo, o governo dos Estados Unidos estimulou e...
tracking img