Guerra fria, caracterizando-a e apontando o seu principal objetivo.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1334 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – Explique o que foi o processo de Guerra Fria, caracterizando-a e apontando o seu principal objetivo.

A Segunda Guerra Mundial mal terminara quando a humanidade mergulhou no que se pode encaras, razoavelmente, como uma Terceira Guerra Mundial, embora uma guerra muito peculiar. Pois, como observou o filosofo Thomas Hobbes, “a guerra não consiste não só na batalha, ou no ato de lutar: masnum período de tempo em que a vontade de disputar pela batalha é suficientemente conhecida” ( Hobbes, capitulo 13). A Guerra Fria foi um desses períodos.
Sob o contexto da Guerra Fria, muitos movimentos de libertação tiveram apoio dos Estados Unidos (capitalista) ou da União Soviética (socialista), com o intuito de atrair novos países para suas áreas de influencia ideológicas.
A peculiaridadeda Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial. Mais que isso: apesar da retórica apocalíptica de ambos os lados, mas, sobretudo do lado americano, os governos das duas superpotências aceitaram a distribuição global de forças no fim da Segunda Guerra Mundial, que equivalia a um equilíbrio de poder desigual, mas não contestado em sua essência. A URSScontrolava uma parte do globo, ou sobre ela exercia predominante influencia, a zona de ocupada pelo Exército Vermelho (o termo Exército Vermelho é de uso comum no Ocidente para se referir a todas as Forças Armadas soviéticas ao longo de sua história.), ou outras Forças Armadas comunistas no término da guerra e não tentava amplia lá com o uso da força militar. Os EUA exerciam controle epredominância sobre o resto do mundo capitalista, além do hemisfério norte e oceanos, assumindo o que restava da velha hegemonia imperial das antigas potências coloniais. Em troca, não intervinha na zona aceita de hegemonia soviética.
O conflito da Guerra Fria pode ser definido como uma guerra econômica, diplomática e tecnológica que tinha como objetivo a expansão das áreas de influências do capitalismo edo socialismo. 
A Guerra da Coreia (1950-1953), a Guerra do Vietnã (1962-1975) e a Guerra do Afeganistão (1979-1989) são os conflitos mais famosos da Guerra Fria. Além da tensão na Crise dos mísseis em Cuba (1962) e, também na América do Sul, a Guerra das Malvinas (1982). Entretanto, durante todo este período, a maior parte dos conflitos locais, guerras civis ou guerras inter-estatais foiintensificado pela polarização entre EUA e URSS.
Dessa forma, após 45 anos, em 1991 com a extinção do Pacto de Varsóvia; em 25 de dezembro do mesmo ano, foi oficializado o fim da União Soviética. Logo, o fim da Guerra Fria.
2 – Qual a importância do principio da Globalidade na perspectiva modernizadora

Partindo do pressuposto que o princípio da globalidade são os vários traços e características doser humano, os vários sistemas, cognitivo, afetivo e de comportamento integrados e fundidos, ou seja, é tudo que nós somos, ou seja, elementos inatos, adquiridos, orgânicos e sociais.
As ciências sociais haviam constituído desde o século XIX, em torno da explicação da Revolução Industrial e do surgimento da civilização ocidental como um grande processo social criador da “modernidade”. Esseconceito compreendia a noção de um novo estágio civilizatório, apresentado, por vezes como resultado histórico da ação de forças econômicas, como o mercado, socialismo ou as burguesias nacionais. Outras vezes elas aparecem como o resultado de um modelo de conduta racional do individuo racional e utilitário, que seria a expressão ultima da natureza humana quando liberada de tradições e mitos anti-humanos.Outras vezes ainda essas condutas econômicas, políticas e culturais eram apresentadas como produto da superioridade racial ou cultural da Europa.
A modernidade deveria ser encarada fundamentalmente como um fenômeno universal, um estágio social que todos os povos deveriam atingir, pois correspondia ao pleno desenvolvimento da sociedade democrática que uma parte dos vitoriosos identificava como...
tracking img