Guerra faroupilha

328 palavras 2 páginas
Farroupilha (1835-1845)

A revolução farroupilha foi o movimento de revolta que resistiu 10 anos, a qual se posicionou contra a monarquia lusitana, onde Dom Pedro II estava imperando, mas de forma a qual despertou indignação brasileira quanto a sua forma de governo, onde estava centralizado o poder em sua mão de forma indireta, pois mesmo havendo divisão de poderes em legislativo, judiciário, executivo e moderador, ele estava com 50% de poder em seu controle.Porém não foi apenas essa preocupação dos brasileiros e sim a atenção de seu Imperador para com Portugal após a morte de seu pai Dom João VI.
A farroupilha também foi denominada de partido exaltado, que defendia a descentralização do poder e buscando a substituição da monarquia por um governo republicano.
Em várias províncias brasileiras era comercializado o charque do Rio Grande do Sul para alimentação de escravos, mas a monarquia permitiu que houvesse menos impostos alfandegários da Argentina e Uruguai, dessa mesma mercadoria, de tal forma que compensava mais a mercadoria importada. Logo os estancieiros gaúchos buscaram medidas para mudar essa situação, pois é um fator decisivo na sua economia.

E o que fez o império diante da concorrência do charque nacional com o platino?!
Nada e ainda buscaram impedir essa revolta.

Em 1835 Bento Gonçalves lidera essa revolta e rapidamente o governo reage, porém não consegue cessa-la.Logo em 1836 foi proclamado a República de Piratini ou República Rio Grandense.
O primeiro Presidente foi preso, Bento Gonçalves e foi conduzido para Bahia de onde fugiu e retornou a liderar a farroupilha, e em 1839 a revolução se expandiu,conquistou Santa Catarina e proclamaram a República Juliana.
Em 1840 o Imperador buscava encontrar um acordo entre essas diferenças, porém os farrapos permaneceram independentes. Apenas em 1842 que Luís Alves de Lima e Silva ou Duque de Caxias, adentrou com forças militares contra os estancieiros gaúchos, Davi

Relacionados

  • A Guerra Do Contestado Foi Uma Das Maiores Guerras
    543 palavras | 3 páginas
  • Guerra dos Farrapos
    277 palavras | 2 páginas