Guerra entre judeus (em israel) e árabes (na palestina)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O povo Judeu é originário do Oriente Médio, onde selocalizam os lugares sagrados de sua religião.No início da era cristã, quando parte dessa regiãoestava sob o domínio dos romanos, foramexpulsosda Palestina e se dispersaram por vários países(DIÁSPORA) atingindo a Europa. Após longaocupação romana, no séc.VII a Palestina foi ocupadapor árabes, que ficaram conhecidos como Palestinosporhabitarem esse território.Desde o Império Romano até 1948 os judeus nãotinham um Estado, e moravam em quase todos ospaíses da Europa, África e América.
2. São de origem árabe. Ocuparam a região daPalestinaposterior à Diáspara.Professam o Islamismo. O islamita (a palavra quedizer “submetida a um Deus”) acredita em Alá, oúnico deus. Alá pedia aos homens que rezassem cincovezes por dia voltados para acidade sagrada deMeca (Arábia Saudita).As verdades dessa religião foram escritas num livrochamado Corão, como a Bíblia cristã ou a Toráhebraica.
3. Desprovidos de pátria durante 20 séculos, os judeusviramcrescer no século XIX o movimento sionista, que lutava paraconstituir um Estado Judeu.Fatores que contribuíram para o movimento sionista:- Nacionalismo europeu- Queda do Império Britânico – pós 1ªGuerra.- “Apoio” britânico através da Declaração de Balfour.(1917) O governo de sua majestade encara favoravelmente o estabelecimento na Palestina de um Lar Nacional para o povo Judeu e enviará osmelhores esforços para facilitar a realização desse objetivo ficando claramente entendido que não se fará nada possa prejudicar os direitos civis e religiosos das comunidades não judaicas da Palestina eos direitos e a condição política desfrutadas pelos Judeus em quaisquer outros países.
4. Aumento da Imigração Israelita, dirigida a partirde 1929 pela Agência Judaica (Instituição quecoletava osrecursos necessários para financiar aviagem e a instalação dos colonos judeus).Graças aos capitais dos judeus espalhados pelomundo, a Palestina, até então pobre, assistiu a umdesenvolvimento agrícola...
tracking img