Guerra dos poloneses

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - Introdução
A Guerra do Peloponeso foi um conflito militar entre as cidades-estado de Atenas e Esparta. Ocorreu entre os anos de 431 e 404 a.C. Esta guerra foi relatada detalhadamente por doishistoriadores da Grécia Antiga, Xenofonte e Tucídides.
De acordo com Tucídides, a razão fundamental da guerra foi o crescimento do poder ateniense e o temor que o mesmo despertava entre os espartanos.A cidade de Corinto foi especialmente atuante, pressionando Esparta a fim de que esta declarasse guerra contra Atenas.

2 – Causas da Guerra:

Os espartanos viam com desconfiança e ameaça odesenvolvimento econômico e aumento da influência política de Atenas na região da península do Peloponeso;
Relações tensas entre as duas cidades-estado e disputa pela hegemonia política e econômica naregião

3 - Final da guerra e consequências:

A Guerra do Peloponeso terminou em abril de 404 a.C, após a rendição de Atenas e a conquista espartana em Helesponto. Os espartanos deram suporte a umgolpe oligárquico em Atenas, derrubando o sistema democrático e implantando um sistema de governo autoritário conhecido como Tirania dos Trinta.

O fim da guerra derrubou o poder de Atenas napenínsula e resultou na hegemonia política e economia de Esparta na região, com seu sistema voltado para o fortalecimento militar.

4 - Principais Lideres da Guerra:
- Liga de Delos: Arquídamo II,Lisandro e Brásidas
- Liga do Peloponeso: Péricles, Cléon, Nícias, Alcibíades e Demóstenes

5 – Conclusão:

Essa guerra envolveu quase todos os Estados gregos, além de ter registrado um número semgrande de homens com armas e muito consumo de recursos materiais. O poder naval foi fundamental, anteriormente, as guerras tinham um caráter estival, de curta duração, com alguns encontros de infantariapoucos combatentes. A Guerra do Peloponeso foi diferente: grandes blocos de Estados, várias áreas de combate, com estratégia definida e dependendo da ação de Esparta ou Atenas - uma, potência...
tracking img