Guerra dos farrapos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO DE HISTÓRIA
REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Beatriz Santos Estevão Nicholas Lorena Brandão Roberta Nate Ana Beatriz Siqueira Maryanne Austin

TRINA REGÊNCIA
Período

de 1832 a 1840, compreendido entre a abdicação de D. Pedro I e o chamado “Golpe da Maioridade” quando D. Pedro II assume o poder. Nesse período se firmou a unidade territorial do país, a estruturação das Forças Armadas,debateu-se a centralização do poder e, ainda, o grau de autonomia das províncias.

A REGÊNCIA DE FEIJÓ
Em

1835 ocorreu a primeira eleição para Regente Único, onde a vitória é dada ao Padre Diogo Antânio Feijó. O mesmo ficou no poder apenas dois anos. Com habilidade, sua política cedeu em alguns pontos, como ter aceito propostas de descentralização de poder e procurou acalmar a populaçãodas províncias.

A REVOLUÇÃO FARROUPILHA
Foi

o mais longo movimento de revolta civil brasileira. Eclodiu no Rio Grande do Sul e durou 10 anos, de 20 de Setembro de 1835 a 1º de Março de 1845. Foi causada pelo descontentamento político com o Governo Imperial brasileiro e a revolta com os impostos cobrados no comércio do couro e da charque.

PRINCIPAIS LÍDERES DA REVOLUÇÃO
GeneralBento Gonçalves General Antônio de Souza General Davi Canabarro Coronel Onofre Pires Coronel Corte Real Giuseppe Garibaldi

Netto

PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES DOS FARRAPOS
Pagar menos impostos; Aumento das taxas alfandegárias

charque, o sebo e o couro; Entre outras questões políticas, econômicas e ideológicas.

sobre a

AS BATALHAS


No dia 20 de setembro de 1835 os farraposmarcham sobre Porto Alegre, tomando o poder da cidade. No dia seguinte Bento Gonçalves, entra triunfante na capital. Dá posse ao vice-presidente da província, Marciano Ribeiro, e declara: “em nossas mãos, a oliveira substitui a espada”, acalmando a população. Alguns dias depois o estado está em mãos farroupilhas, Rio Pardo, São Gabriel e Rio Grande ficam em poder do império.

No

dia 15 dejulho de 1836, os imperialistas reconquistam Porto Alegre. Bento Gonçalves, tenta a reconquista da capital, mas é frustrado após três horas de luta, foi uma derrota decisiva. 09 de setembro de 1836, ocorre a primeira grande batalha, Antônio de Souza Netto, vence as tropas imperiais na Batalha do Seival. A vitória sobre os imperiais foi tão entusiasmaste, que Netto, instigado pelos liberaisexaltados, toma uma decisão: proclama a República Rio-Grandense, separando o estado Gaúcho do Brasil.

Em



Em 02 de outubro, na batalha de Fanfa, os farroupilhas são derrotados. Bento Gonçalves e outros oficiais farroupilhas são presos. Antônio de Souza Netto, líder absoluto do movimento, mantém-se rebelado. 05 de novembro de 1836, a câmara municipal de Piratini oficializa a proclamação daRepública Rio-Grandense. Mesmo preso Bento Gonçalves é declarado presidente do novo país, o vice nomeado é José Gomes Jardim, que assume interinamente.

Em

Em

outubro de 1837, Bento Gonçalves foge da prisão e em 16 de dezembro assume a presidência da República. ano de 1838, os farroupilhas não têm sucesso na reconquista de Porto Alegre e Rio Grande e sofrem importantes baixas. 1839,Giuseppe Garibaldi e Davi Canabarro conquistam as cidades catarinenses de Laguna e Lages e proclamam a “República Catarinense” ou “República Juliana”. 15 de novembro os farrapos são surpreendidos e Laguna é reconquistada pelos imperiais.

No

Em

Em

A

Revolução Farroupilha foi uma grave ameaça para i Império, pois sua proposta republicana separatista colocava em risco a integridadenacional. Cavalaria Negra, comandada pelo Coronel Teixeira Nunes, era formada por libertos que desejavam mudanças sociais, e por escravos que seriam alforriados após a participação na luta.

A

O

Barão de Caixas foi nomeado Comandante das Forças da Legalidade, em 1843, ele pôs os Farrapos em permanente fuga. Negociações de paz começaram a ser feitas, mas, antes do acordo, o Império ainda...
tracking img