Guerra dos cem anos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5478 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guilherme Reich













A GUERRA DOS CEM ANOS




Trabalho apresentado ao professor de Metodologia Científica do Curso de História/Licenciatura com o objetivo de verificar o aprendizado dos ensinamentos ministrado até o presente.








Prof.: José Luis de Paiva Bello





Universidade Veiga de Almeida
2006




Tema:a Guerra dos Cem Anos

Projeto:

- Problema: como a guerra dos cem anos contribuiu para formação dos estados absolutistas francês e inglês?

- Hipótese: o enfraquecimento da nobreza feudal leva a centralização da coroa real.

- Objetivo: mostrar que a enfraquecimento feudal causado pela Guerra dos Cem Anos atrasa a ascensão dos paises envolvidos.

- Justificativa: sendo o período dabaixa idade Media o mais importante dentro da era feudal, é de suma importância analisar como esse conflitou atrasou as casas envolvidas (Inglaterra e França) na corrida do expansionismo marítimo e suas conseqüências para o velho mundo até então.

Metodologia: analise de conteúdo.
































Sumario:Introdução................................................................IV
1 – inicio do conflito...................................................V
2 – motivos reais......................................................VII
3 – desenrolar da rivalidade.......................................IX
4 – riqueza material e classe social.............................XI
5 – aliança efinanciamento.....................................XIII
6 – a arte da guerra..................................................XV
7 – desenvolvimento do combate............................XVIII
8 – joana d’arc......................................................XXII
9 – o fim da guerra.................................................XXVConclusão..........................................................XXVIII
referencias bibliográficas......................................XXIX





































Introdução


O presente tema retrata um dos eventos mais importantes dentro do mundo feudal no período da baixa idade media principalmente para os envolvidos diretos (Inglaterra e França): a Guerra dos Cem Anos.Esta guerra que, na verdade durou mais de cem anos, nos apresenta grandes façanhas como a utilização da pólvora pela primeira vez como arma bélica e a aparição da jovem Joana D’arc, grande heroína francesa de origem pobre.


Historicamente é retratada de 1337 até 1453. Suas causas prendem-se ao fato de que, desde Guilherme, O Conquistador, a aristocracia inglesa comandava longosdomínios senhorias em solo francês, sem dar chances ao processo de centralização francesa.


Como a guerra contribui para a formação dos estados absolutistas francês e inglês? A hipótese é que o enfraquecimento da nobreza feudal leva a centralização.



















1 - O Inicio do Conflito


No outono de 1337, Henrique Burghersh, bispo de Lincoln e conselheirodo rei da Inglaterra, e seus emissários, faziam uma tensa travessia no Canal da Mancha que abalaria as Casas de França e Inglaterra.


Poucos dias antes da travessia, em 19 de outubro de 1337, os conselheiros reais ingleses e o soberano Eduardo III se encontraram no palácio de Westminster para escrever uma mensagem a Felipe de Valois, rei da França. Essa carta estava com HenriqueBurghersh.


No Louvre, palácio real da monarquia francesa, os emissários ingleses foram recebidos com uma cortesia hostil. O rei leu o pergaminho com atenção, em silêncio, e depois passou-o a um secretário para que o lesse em voz alta.


A carta trazia duas afirmações que abalariam os alicerces franceses e ingleses: A primeira notícia era que Eduardo afirmava ser ele, e não Felipe,...
tracking img