Guerra dos browsers

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 50 (12397 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AURICELIO FREITAS MOREIRA
JOÃO PAULO SOUSA DE ARAÚJO
PEDRO LUCAS DE OLIVEIRA SANTOS
ROGÉRIO MENDES DE OLIVEIRA

GUERRA DOS BROWSERS

Fortaleza, CE – 2010
AURICELIO FREITAS MOREIRA
JOÃO PAULO SOUSA DE ARAÚJO
PEDRO LUCAS DE OLIVEIRA SANTOS
ROGÉRIO MENDES DE OLIVEIRA

GUERRA DOS BROWSERS

Trabalho apresentado com aproveitamento ao Curso de Introdução à Tecnologia Web daFaculdade de Tecnologia do Nordeste - FATENE, como parte das exigências para obtenção do título de Graduação.

Orientador do Trabalho: Izequiel Norões

Fortaleza, CE - 2010
RESUMO

Guerra dos Browsers é um termo utilizado para retratar uma disputa de poderes entre empresas de navegadores web, as quais se utilizavam de vários meios, as vezes até ilegais, para obter o controle da redeemergente.

Essa guerra se iniciou, aproximadamente, em 1994, com o lançamento do navegador web da empresa Netscape, denominado Navigator, o qual fez sucesso imediato, com apenas 30 dias de lançado 90% dos usuários da web migraram do Mosaic (primeiro navegador web gráfico) para o Navigator, feito este que chamou a atenção da Microsoft, pois a era da internet havia começado e não tinha nada a vercom ela.

Em agosto de 1995 a Microsoft lançou o Internet Explorer. Começava então uma disputa acirrada de poderes entre a Netscape e a Microsoft.

Como a Microsoft, nessa época, já retinha o monopólio da plataforma de sistemas operacionais, esta então, resolveu oferecer gratuitamente, junto ao pacote integrado do Sistema Operacional Windows, o Internet Explorer, dessa forma osusuários, pela praticidade, iriam automaticamente utilizar o seu browser ao invés de fazer download do Navigator, que era pago.

Neste período a Netscape processou a Microsoft, alegando que a sua concorrente estaria utilizando táticas monopolistas para ganhar o mercado de browsers (processo antitruste).

As empresas, então, começaram a lançar sequenciais versões de seus navegadores. Em setembrode 1997 com o lançamento do Internet Explorer 4.0 a Microsoft, nesse período, já retinha mais de 80% dos usuários web, vencendo, assim, este confronto histórico.

Em maio de 1998, o código do Netscape Navigator, então na versão 5, foi aberto para que qualquer interessado pudesse desenvolver o seu navegador, foi então que em 2000 a Mozilla Foundation, que é totalmente desenvolvedora deSoftware Livre, entrou na briga e desenvolveu um navegador relativamente melhor e um concorrente direto para o Internet Explorer.

Posteriormente a Netscape foi vendida à AOL, que passou a assumir o desenvolvimento do navegador, sendo lançado até a versão 9, quando então foi descontinuado.

Hoje em dia temos vários navegadores web concorrendo entre si, cada um com seus prós e contras,dentre os mais conhecidos temos: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Opera, Safari, Konqueror e o Google Chrome.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO .................................................................................................. 7
CAPÍTULO 1 – A INTERNET............................................................................. 8
1.1 – O nascimento daInternet................................................................. 8
1.2 – Browser.............................................................................................. 9
1.3 – HTTP e HTML..................................................................................... 10
1.4 – World Wide Web Consortium........................................................... 11
1.5 – O primeiroBrowser........................................................................... 12
1.6 – O primeiro navegador gráfico da web............................................. 13
CAPÍTULO 2 – A GUERRA .............................................................................. 16
2.1 – A Microsoft......................................................................................... 16
2.2 – A...
tracking img