Guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA CONSTRUÇÃO
DO CONHECIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Francismary Pereira Furtado

Profº. Taís Emanuelle Dalfovo

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia -0041- Trabalho de Conclusão de Curso
14/02/2009

RESUMO

Este tema tem como proposta refletir sobre o papel crucial do lúdico na infância, sobre a importância queos jogos, a música, a literatura, as brincadeiras e os brinquedos exercem na construção do conhecimento da criança. Sabe-se que a organização espacial é também um forte aliado para sua formação. Para isso se faz necessário saber o significado do brincar, conceituar os principais termos utilizados para designar o ato de brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educador nesteprocesso lúdico, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona.

Palavras-chave: Lúdico; Espaço; Criança; Construção do Conhecimento; Desenvolvimento.

1 INTRODUÇÃO

Este tema vem abordar assuntos relacionados à Contribuição do Lúdico na Construção do Conhecimento na Educação Infantil. Mostrar que a brincadeira, a instrução acadêmica, a formação social e a participação ativa do aluno naconstrução do conhecimento podem e devem fazer parte do universo escolar infantil e este é o motivo desta pesquisa.

Entende-se que há uma forte tendência de unir o lúdico à Educação Infantil, e muitas instituições escolares já reconhecem o valor do brincar, compreendem que é essência da infância e que por meio do brinquedo as crianças podem aprender simbolizar, construir, expressar-se ecriar.

Completa Kishimoto (2003) dizendo que independente de época, cultura e classe social, os jogos, os brinquedos e as brincadeiras fazem parte da vida e do imaginário de toda criança, pois elas vivem num mundo fantasioso, encantador cheio de alegria, de sonhos e onde a realidade e o faz-de-conta se confundem na mais perfeita sincronia.

Portanto, entendendo a importância do lúdico,esta pesquisa busca uma compreensão mais detalhada no que diz respeito à forma de trazer à criança a construir seu mundo através da fantasia que as atividades lúdicas podem proporcionar.

2 O LÚDICO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É brincando que se aprende. Através das atividades lúdicas, como cantigas, brinquedos, brincadeiras, literaturas, jogos etc., as crianças aprendem arefletir suas ações e a dos adultos, experimentam situações novas e criam soluções para os desafios do seu cotidiano. “O brinquedo propõe um mundo imaginário da criança e do adulto, criador do objeto lúdico.” ( Kishimoto, 2000, p.19.)

Promover atividades lúdicas com a intenção de contribuir com o desenvolvimento da criança requer conhecimento e preparo, muitos são os efeitos que as atividadeslúdicas podem gerar na aprendizagem e no desenvolvimento da criança. As atividades lúdicas desenvolvidas na escola devem ter intencionalidade pedagógica direcionada ao desenvolvimento da criança. Quando o professor planeja sua aula deve estar atento aos objetivos que deseja atingir com sua ação pedagógica. É importante lembrar que nos momentos das canções antes das refeições, nas cantigas de rodas, nosmomentos de brincadeiras no parque, nas histórias, nos jogos etc., a ação pedagógica está, ao mesmo tempo, divertindo e educando.

Inserindo o lúdico na educação infantil a criança aprende com alegria, com vontade, e esse é um fato importante. As atividades lúdicas fazem com que a criança aprenda com prazer, alegria e entretenimento, sendo relevante ressaltar que a educação lúdica estádistante da concepção ingênua de passatempo, diversão superficial, brincadeira vulgar.

Portanto, é de primordial importância a utilização das brincadeiras e dos jogos no processo pedagógico, pois os conteúdos podem ser ensinados por intermédio de atividades predominantemente lúdicas.

Nas dramatizações, a criança vive personagens diferentes, ampliando sua compreensão sobre os...
tracking img