Guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (386 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
“GUERRA DO PARAGUAI”
Guerra da Tríplice Aliança.

A guerra do Paraguai ocorreu em 1864, quando o Paraguai invadiu terras brasileiras e argentinas, com o intuito de dominar as navegações do rioparaná e paraguai, afim de dominar o Rio Grande do Sul e chegar ao mar pela região platina.
Nessa guerra, os paraguaios invadiram as províncias de Mato-Grosso em 1864 (Império do Brasil), eCorrientes 1865 (Argentina), para logo mais, tentar se apossar de terras uruguaias. Foi por esses motivos que Brasil, Argentina e Uruguai se juntaram como uma tríplice aliança para impedir o Paraguai deexpandir suas terras.
As causas da Guerra do Paraguai foram interpretadas de várias formas. Alguns historiadores explicam que, a guerra ocorreu pelo fato do Paraguai estar se tornando umapotencia independente, não precisando mais da Inglaterra, por causa de sua economia estar alcançando patamares internacionais e isso poderia prejudicar grandes economias, como a inglesa. A Inglaterra apoioua guerra, e lucrou com isso. Outros historiadores dizem em estudos mais recentes, que o Paraguai estava se diferenciando das demais regiões. Essas novas interpretações enfatizam as motivaçõesgeopolíticas especificas dos países beligerantes como as mais importantes causas da guerra. No caso do Brasil, um dos objetivos era preservar a livre navegação pelo rio paraguai, garantindo a comunicaçãomarítima-fluvial entre a província de Mato-Grosso e outras áreas do Brasil.
A guerra do Paraguai durou cinco anos, de 1864 - 1870. O conflito mais sangrento da história Sul-Americana. As perdashumanas foram imensas. Segundo o historiador Francisco Doratioto, o Brasil enviou cerca de, 139 mil homens, dos quais 50 mil morreram.
Do Lado do Paraguai, além da economia paraguaia ser totalmentedestruída, os historiadores Thomas Whigham e Barbara Potthast, o Paraguai tinha de 420 à 450 mil habitantes antes da guerra. Essa população sofreu redução de 60% à 69% com a guerra. Na interpretação...
tracking img