Guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2671 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Guerra do Paraguai acontece no final do século XIX, envolvendo quatro países latino-americanos e o Brasil; coloco o Brasil fora da America Latina pelo fato de desde sua independência o pais enxerga os seus vizinhos de colonização espanhola como um outro. Esta guerra figura como o maior conflito armado da America do Sul, começando em Dezembro de 1864 e terminando em Marco de1870. A guerra ocorre, como se pode notar, relativamente pouco tempo depois da independência dessas nações, ou seja, a unidade nacional de vários desses países recém independentes era ameaçada. Na Argentina, existiam os conflitos entre os federalistas e unitários (o primeiro representado pela burguesia portenha e o segundo pelos caudilhos e lideranças locais); No Uruguai, existiam os conflitos entreblancos e confederados; o Paraguai enfrentava um momento de isolacionismo e vivia uma "ditadura do povo"; o Brasil acabava de enfrentar as rebeliões do período regencial e apesar de ter sua unidade intacta depois da independência, esta ainda era ameaçada.Assim, o conflito tem seu desencadeamento apos à intervenção do Brasil no Uruguai, o Paraguai, por conta de um tratado feito com o Uruguai ondeprometeu ajuda em caso de hostilidades, vai ao socorro da nação uruguaia. O conflito se estende por cinco anos e acaba com a vitória da Tríplice Aliança (Argentina, Brasil e Uruguai).
Nesse contexto, pode-se notar que a Guerra do Paraguai e um evento de extrema importância na historia da America do Sul. Uma boa parte do mapa do Cone Sul atual foi definida a partir desta guerra, foi nela que osproblemas de litígios entre os países envolvidos foram resolvidas. A configuração política também e um desdobramento da guerra; e a partir dai que a soberania brasileira sobre o Prata e estabelecida, reforça a unidade brasileira e fundamenta o Brasil como um Estado Nacional. A Guerra do Paraguai, então, e um estudo necessário para quem quer entender as formações de estados nacionais no Cone Sul etambém para entender as relações políticas que se estabelece entre esses países. Assim, faz-se necessário e importante uma produção historiográfica que de conta do tema e de toda a sua abrangência; essa vem passando por uma serie de mudanças que envolvem o discurso de uma época. Nas palavras do historiador Francisco Doratioto:
“A Historiografia da Guerra do Paraguai sofreu mudanças profundas desdeo desencadeamento do conflito. Durante e após a guerra, a historiografia dos países envolvidos limitou-se a explicar suas causas como devida apenas à ambição expansionista e desmedida de Solano López. A partir dos anos 1960, uma segunda corrente historiográfica, mais comprometida com a luta ideológica contemporânea desta década entre o capitalismo e o comunismo, e direita e esquerda, apresentou aversão de que o conflito bélico teria sido motivado pelos interesses do Império Britânico que buscava a qualquer custo impedir a ascensão de uma nação latino-americana poderosa militarmente e econômica. A partir dos anos 1980, novos estudos propuseram razões diferentes, revelando que as causas se deveram aos processos de construção dos Estados nacionais dos países envolvidos".
Para se entender osproblemas que impregnam o "fazer história" da Guerra do Paraguai, tem que se comentar, antes de tudo, a falta de acesso aos documentos da época. Quando a guerra estava ganha os documentos do Paraguai sobre esta foram trazidos para o Brasil; assim, o grosso dos documentos que esclareceriam muitos eventos sobre a guerra estão em posse do Exército brasileiro e este,de acordo com o Decreto4.553/12/02, se nega a abrir os arquivos referentes ao conflito. Existem também alguns problemas que faltam ser resolvidos, como: anexação de terras pelos vencedores, ai tem o problema das terras que hoje são as terras de Itaipu; e também como os empréstimos destinados a reconstrução do Paraguai que nunca chegaram ao país. Esses problemas dificultam não só a produção historiográfica como também dificulta...
tracking img