Guerra do paraguai

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A guerra do Paraguai


A Guerra do Paraguai teve seu início no ano de 1864, a partir da ambição do ditador Francisco Solano López, que tinha como proposito, aumentar o território paraguaio e obter uma saída para o Oceano Atlântico através do Rio da Prata. Ele iniciou o confronto com a criação de inúmeros obstáculos impostos às embarcações brasileiras que se dirigiam a Mato Grosso através dacapital paraguaia.
Entre os anos de 1864 e 1870, 130 mil pessoas morreram –aproximadamente- nos quatro países integrantes do MERCOSUL (Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai) durante este episódio sangrento.


Causas da Guerra:
O motivo inicial para começo da guerra para uns, foi o imperialismo inglês. Segundo esta ideia, o trono britânico teria utilizado o Império do Brasil e aArgentina para destruir um suposto modelo de desenvolvimento paraguaio. As origens do conflito, na verdade, foi devido à construção e consolidação dos Estados Nacionais no Rio Prata e não nas pressões externas inglesas.
Outro mito declarado foi que existia uma rivalidade do Paraguai com os ingleses, sendo que estes tinham uma convivência considerável -o Paraguai ainda contratou técnicos quemodernizassem suas instalações militares -, enquanto era o Brasil que possuía atritos cm a Inglaterra, a qual rompeu relações diplomáticas em 1863.
Em busca da modernização do Paraguai, Solano López tentou ampliar a inserção do país no comercio internacional, exportando produtos primários, mas para isso ele precisava de um porto marítimo, que não podia ser o de Buenos Aires, pois o governo argentinoresistia em conceder facilidades comerciais à nação vizinha.






Primeira fase: ofensiva paraguaia (1864-1865)

Invasões no Brasil:
Durante a primeira fase da guerra a iniciativa esteve com os paraguaios. Os exércitos de López definiram as três frentes de batalha iniciais invadindo Mato Grosso: primeiro houve a Invasão de Corrientes e depois a do Rio Grande do Sul. Atacando,quase ao mesmo tempo, no norte (Mato Grosso) e no sul (Rio Grande e Corrientes); A segunda coluna paraguaia penetrou em uma região mais ao sul de Mato Grosso. O principal objetivo da invasão de Mato Grosso foi distrair a atenção do governo brasileiro para o norte do Paraguai, quando a decisão da guerra se daria no sul (região mais próxima do estuário do Prata).

O Tratado da Tríplice Aliança:Argentina, Brasil e Uruguai uniram suas forças em 1° de maio de 1865 através de acordo conhecido como a Tríplice Aliança. A partir daí, juntos, os três países batalharam para deterem o Paraguai, o qual foi derrotado na batalha naval de Riachuelo e, na luta de Uruguaiana.












A Batalha do Riachuelo:

Devido ao bom armamento do Brasil no primeiro ano da guerra foi-sepossível derrotar os paraguaios na batalha do Riachuelo. Na bacia do rio da Prata as comunicações eram feitas pelo rio, já que quase não havia estradas. Assim, quem controlasse os rios ganharia a guerra.
Apesar de todas as fortalezas paraguaias terem sido construídas nas margens deste, em 11 de junho de 1865, travou-se a Batalha no rio Paraná, na qual a esquadra comandada pelo chefe-de-divisãoFrancisco Manuel Barroso da Silva derrotou a esquadra paraguaia, comandada por Pedro Inacio Meza, cortando as comunicações com o tenente-coronel paraguaio que estava atacando o Rio Grande do Sul.
Esta vitória teve notável influência nos rumos da guerra: impediu a invasão da província argentina entre os rios, destruiu o poderio naval paraguaio e cortou a marcha, até então triunfante, de López. Elapraticamente decidiu a guerra em favor da Tríplice Aliança, que passou a controlar, a partir de então, os rios da bacia platina até a entrada do Paraguai. Desse momento até a derrota final, o Paraguai teve de recorrer à guerra defensiva.

Segunda fase: Contra-ataque aliado (1865-66)

Rendição de Uruguaiana e o recuo das tropas paraguaias:

O Exército Brasileiro chegou à fronteira do...
tracking img