Guerra do opio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (527 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra Do Ópio
A Guerra do Ópio foi um conflito protagonizado pela Grã-Bretanha e a China. Este conflito durou desde 1841 até 1842.
Devido ao fim das Guerras Napoleônicas, o comércio marítimoficou inteiramente voltado para o Oriente, porém a China, ainda mantinha restrições com o comércio com outros países. Isso prejudicava a Grã-Bretanha, que passava pela sua segunda Revolução Industrial, eprecisava cada vez mais de matérias primas, além de que precisava ampliar seu mercado consumidor. Pois então, a Índia e a China foram alvos dos Britânicos, por possuírem grande população, o quesignificaria um grande mercado consumidor. Por mais que a Índia se mostrasse aberta aos negócios estrangeiros, a China era bastante relutante nesse aspecto, porém não via problemas em vender mercadoriaspara esses países (Europeus).
A porcelana, a seda e, principalmente, o chá, eram produzidos pela China, e o chá, era o produto mais procurado pelos Britânicos. Em 1830, foram vendidas cerca de 360 miltoneladas de chá pela China aos Britânicos. Portanto, a China não tinha interesse nenhum nos produtos Ingleses, apenas em um deles, o Ópio. Esta era uma droga que causava dependência química em seususuários, e sua exportação para a China era proibida, por isso, começou um tráfico de Ópio, e, muitas vezes, os Chineses eram obrigados a utilizar esta droga, ficando assim dependentes químicos e,sendo obrigados a consumir a droga. Por causa disso, a venda do Ópio é extremamente proibida e combatida pelo governo chinês, o que irritou muito os britânicos, os quais estavam tendo altos lucros comesse comércio. Em 1839 foi declarada guerra contra a China por causa dessa proibição.
Ainda em 1839, marinheiros Britânicos assassinaram um Súdito Chinês. Todos os Ingleses presentes na China foramexpulsos e 20 mil caixas de Ópio foram confiscadas pelo governo.
Já em 1840, foram enviados 16 navios Britânicos de guerra para a China, e estes causaram o afundamento de grande parte dos navios...
tracking img