Guerra de troia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2231 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra de Troia

Sabe-se atualmente não apenas que a cidade de Tróia de fato existiu mas que era constituída de várias cidades sobrepostas. No final do século XIX, o arqueólogo Schliemann e seu ajudante Dörpfeld, realizando escavações na colina de Hissarlik, localizada na atual Turquia, descobriu que existiu de fato não somente uma, mas nove Tróias. Cada vez que uma Tróia era destruída, sejapor causa natural como terremoto ou por motivos outros, incêndio por exemplo, outra cidade homônima era erigida sobre seus escombros. As sete primeiras eram protegidas por sólidas muralhas e existiram entre 3.000 a.C. e 1.100 a.C., e as duas últimas entre 700 a.C. ao século IV d.C.. Mas não é só isso.
Sabe-se também que de fato, houve uma guerra na qual os gregos lograram destruir Ílion, outronome de Tróia. Com base em exaustivos estudos que analisaram o tipo de construção utilizado, os restos de crânios e as ossadas encontradas, chegou-se á conclusão de que Tróia VII era sem dúvida a mesma Tróia que serviu de palco para a Ilíada de Homero.
Helena
Os motivos da guerra histórica parecem estar relacionados a sua privilegiada localização geográfica, e por conseguinte à questõespolítico-econômicas. A guerra mítica, porém, teve suas sementes lançadas quando Éris lançou a maça de ouro entre às vaidosas Hera , Atená e Afrodite . Ninguém ousava decidir a quem pertencia pois como estava destinado “À mais bela”, temia-se um choque de vaidades pois obviamente, duas seriam preteridas. Páris , eleito por Zeus como juiz da questão, seduzido pela promessa de obter a bela Helena, deu a vitóriaa Afrodite. O jovem e ousado tebano rumou para Esparta e encantou com sua beleza e juventude a formosa esposa do rei Menelau, e juntamente com um tesouro recolhido às pressas, a levou consigo para Tebas.
O rei espartano mandou chamar seu irmão Agamemnon , rei de Micenas, e o elegeu comandante supremo da armada grega, o qual imediatamente evocou um antigo acordo realizado no passado entre a quasecentena de jovens que queriam casar-se com filha de seu irmão. Este, na época, temendo que os pretendentes de Helena iniciassem uma guerra entre si, aceitou o conselho do herói Ulisses. Segundo este, formulou um pacto entre os candidatos onde cada um deles aceitaria a decisão da noiva, visto que seria ela quem escolheria seu futuro marido. Além disso, se algum dia esse eleito sofresse qualquertipo de ameaça ou ataque, os demais viriam em seu auxílio, prestando-lhe incondicional ajuda. Reuniram-se grandes nomes, reis e heróis no porto de Áulis na Beócia, mas devido a alguns incidentes, como por exemplo a calmaria enviada por Ártemis como castigo a Agamemnon e que resultou no sacrifício de Ifigênia, a armada ainda tardou alguns anos em zarpar.
Quando enfim a guerra começou, os gregos jásabiam por intermédio de Calcas, o adivinho, que seriam dez anos de muita luta e sangue derramado. A favor dos aqueus, denominação dada por Homero aos gregos que lutaram em Tróia, as duas deusa preteridas por Páris, Hera e Atená, que viram nas circunstâncias uma excelente ocasião para vingar-se, além do apoio de Hefesto e Posídon . Do lado troiano, Afrodite, defensora de Páris, Apolo , Ares eÁrtemis.
A guerra atingiu seu ponto culminante decorridos nove anos de seu início quando ocorreu o célebre desentendimento entre Agamemnon e Aquiles. Cada um deles tinha capturado para si uma escrava de guerra, Criseide e Briseis, respectivamente. O pai da primeira, um sacerdote de Apolo chamado Criuses, reivindicou a filha mas o rei de Micenas se negou a devolvê-la. Apolo atendendo o pedido de seusacerdote, enviou uma terrível peste ao acampamento dos gregos e Calcas aconselhou que a escrava fosse devolvida porque somente desta maneira, poderia tal flagelo terminar. Agamemnon então concordou em devolver Criseide mas tomou para si Brises. Aquiles , ferido em sua honra, ao ser-lhe tomada sua escrava favorita, retirou-se da guerra.
Tal fato acarretou muitas derrotas para os gregos, porque...
tracking img