Guerra de canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (375 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

A Guerra de Canudos ocorreu entre os anos de 1896 e 1897 no sertão da Bahia. Seu líder messiânico foi Antônio Conselheiro, que estabeleceu uma comunidade em Canudos. Seu intuito eragoverná-la e torna-la autossustentável.
Os problemas na área eram, e ainda é, a falta de chuvas que causa a morte das plantações e rebanhos e o descuido dos governantes locais. Parte desteesquecimento dos políticos nasceu na época do Coronelismo, criado no Império. O coronel dispunha de um título oficial de militar e atuava como um chefe político local, mandando na região como bem entendia.Oferecendo abrigo e oportunidade de proteção, Antônio Conselheiro expandiu seu número de seguidores. Canudos, que ficava na zona de influência do Barão Jeremoabo, começou a irritar os grandesproprietários de terras. A prosperidade e o prestígio que o arraial ganhava acabaram amedrontando os líderes locais, que tinham medo de perder força política.
Em 1896, a força policial do tenentePires Ferreira com seus 40 homens foi enviada pelo governo da Bahia, porém, foi derrotada pelos seguidores de Conselheiro. No mesmo ano, outra expedição contra Canudos. O major Febrônio de Brito e seus600 homens tentaram invadir o arraial, mas também foram destroçados. Em maio de 1897, uma terceira tentativa. O coronel Moreira César e suas fileiras de 1.300 homens atacaram o arraial de Canudos compeças de artilharia, mas foram novamente derrotados e mortos.
A quarta tentativa deu-se entre os meses de setembro e outubro de 1897. A brigada do general Artur Oscar de Andrade Guimarães com seus6.000 homens consegui invadir e destruir o arraial.

Conclusão

Com essa Guerra, ocorrida nos primeiros tempos da República, se vê o descaso dos governantes com os grandes problemas sociaisdo Brasil desde aquela época. Assim como as greves, as revoltas que reivindicavam melhores condições de vida, ou seja, mais empregos, justiça social, liberdade, foram tratadas como "casos de...
tracking img