Guerra de canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (405 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra de Canudos resumo para trabalho. A Guerra de Canudos foi um dos maiores conflitos da história do Brasil. Aconteceu entre novembro de1896 a outubro de 1897, em um pequeno vilarejo do interiorda Bahia, chamado Arraial de Canudos, onde jagunços, sertanejos pobres e miseráveis, liderados pelo Beato Antônio Conselheiro enfrentaram as tropas da Bahia e também militares enviados pelo GovernoFederal. O período em que a Guerra de Canudos ocorreu, o Brasil passava também por mudanças políticas, a Monarquia dava lugar a República.

Causas da Guerra. O Governo baiano, com o apoio dos grandeslatifundiários (donos de terras, chamados de Coronéis), passou a exigir que toda a população pagasse impostos. Porém a estiagem daquele ano foi uma das piores, destruindo roças, matando animais,levando a fome, miséria e desemprego. Para forçar a população a pagar, grupos armados eram contratados pelos coronéis, eles aterrorizavam a população, levando ameaças de morte, estupros entre outros tiposde violência.

Quem foi José Conselheiro. Em meio ao caos e também graças ao fanatismo religioso, surge o beato Antônio Vicente Mendes Maciel, popularmente conhecido como Antônio Conselheiro, que sedizia ser um enviado de Deus e que sua missão na Terra era liderar um movimento contra as injustiças sociais, por essa razão acabou se tornando o inimigo número 1 dos latifundiários. Ele conseguiuarrebatar dezenas de homens, que se uniram e lutaram em uma das Guerras Civis mais importes da História. Os sertanejos o consideravam um homem santo, muitos alegaram que ele fazia milagres e tambémtinha premonições.

Antônio Conselheiro também criticava duramente a República. Os Coronéis o acusaram de defender a volta da Monarquia, e dessa forma, conseguiram o apoio militar do Governo do Estadoda Bahia e também da capital, na época Rio de Janeiro.

Os conflitos. Apesar de a tropa do beato Antônio Conselheiro ter sido montada, na maioria, por homens simples, sertanejos e trabalhadores...
tracking img