Guerra de canudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (258 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra de Canudos
Nome, Local e Data, Grupos Participantes, principal Líder, Motivos, Objetivos e Resultado

Nome: Guerra de Canudos

Local e Data: Interior dosertão da Bahia do período de novembro de 1896 a outubro de 1897

Grupos Participantes: de um lado os habitantes do Arraial de Canudos (jagunços, sertanejos pobres emiseráveis, fanáticos religiosos) liderados pelo beato Antônio Conselheiro. Do outro lado as tropas do governo da Bahia com apoio de militares enviados pelo governo federal.Principal Líder: beato Antônio Mendes Maciel, conhecido como Antonio Conselheiro

Motivos: O governo da Bahia, com apoio dos latifundiários, não concordavam com o fatodos habitantes de Canudos não pagarem impostos e viverem sem seguir as leis estabelecidas. Afirmavam também que Antônio Conselheiro defendia a volta da Monarquia.
Poroutro lado, Antônio Conselheiro defendia o fim da cobrança dos impostos e era contrário ao casamento civil. Ele afirma ser um enviado de Deus que deveria liderar o movimentocontra as diferenças e injustiças sociais. Era também um crítico do sistema republicano, como ele funcionava no período. O povo não aceitava a situação de injustiça socialque reinava na região.

Objetivo: luta pela terra e pela criação de uma comunidade igualitária.

Resultado: O conflito de Canudos mobilizou aproximadamente doze milsoldados oriundos de dezessete estados brasileiros, distribuídos em quatro expedições militares. Em 1897, na quarta incursão, os militares incendiaram o arraial, mataramgrande parte da população e degolaram centenas de prisioneiros. Estima-se que morreram ao todo por volta de 25 mil pessoas, culminando com a destruição total da povoação.
tracking img