Guerra das corrente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1555 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra das Correntes
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Introdução

Durante os primeiros anos de fornecimento de eletricidade, a corrente contínua foi determinada como padrão nos Estados Unidos e Edison não estava disposto a perder todos os direitos de sua patente. A corrente contínua funciona bem com lâmpadas incandescentes, responsáveis pela maior parte do consumo diário deenergia, e com motores. Tal corrente podia ser diretamente utilizada em baterias de armazenamento, promovendo valiosos níveis de carregamento e reservas energéticas durante possíveis interrupções do funcionamento dos geradores. Edison havia inventado um medidor para permitir que a energia fosse cobrada proporcionalmente ao consumo, mas o medidor funcionava apenas com corrente contínua. Até 1882, estaseram as únicas vantagens técnicas significantes do sistema de corrente contínua.

▪ [pic]
Thomas Edison, inventor e homem de negócios estadunidense, era conhecido como "O mago de Menlo Park". Entre outros feitos, desenvolveu um sistema de transmissão de energia por corrente contínua.



A partir de um trabalho com campos magnéticos rotacionais, Tesla desenvolveu um sistema de geração,transmissão e uso da energia elétrica proveniente de corrente alternada. Tesla fez uma parceria com George Westinghouse  para comercializar esse sistema. Westinghouse comprou com antecedência os direitos das patentes do sistema polifásico de Tesla, além de outras patentes de transformadores de corrente alternada, de Lucien Gaulard e John Dixon Gibbs e dessa forma driblando o monopólio de patentesreivindicado por Thomas Edison.

▪ [pic]
Nikola Tesla, inventor sérvio, físico e engenheiro eletro-mecânico, era conhecido como "O mago do oeste"[1] e teve contribuição no desenvolvimento de redes de transmissão por corrente alternada.









Havia diversas explicações para essa rivalidade. Edison era um experimentador voraz, mas não era matemático. A corrente alternada não pode serdevidamente entendida ou aproveitada sem um conhecimento substancial de matemática e física, o que Tesla possuía. Tesla havia trabalhado para Edison, mas foi subestimado (por exemplo, quando soube das idéias de Tesla da transmissão de energia por corrente alternada, Edison recusou-as: "As idéias (de Tesla) são magníficas, mas não são nada práticas."[2] Maus sentimentos foram exacerbados quando Teslafoi enganado por Edison ao prometer-lhe uma recompensa por seu trabalho.[3][4] Edison, mais tarde, teria se arrependido, por não ter ouvido Tesla e utilizado corrente alternada.[5]







Os dois sistemas concorrentes

O sistema de distribuição de corrente contínua consistia de centrais de geração e alimentação com grossos condutores para a distribuição, Todo o sistema operava à mesmavoltagem. Por exemplo, lâmpadas de 100 volts para o consumo doméstico seriam conectadas a um gerador de fornecimento de 100 volts, O nível de tensão foi escolhido por conveniência na fabricação de lâmpadas; lâmpadas de filamentos de carbono de alta resistência poderiam ser fabricadas para resistir a 100 volts e para fornecer iluminação de desempenho econômico comparável à iluminação a gás. Ao mesmotempo, era sabido que 100 volts provavelmente não constituem um perigo grave de eletrocussão.

Entretanto a queda de tensão devida à resistência dos condutores do sistema era tão alta que as usinas geradoras tinham que se localizar dentro de uma milha (1 a 2 km), ou pouco mais, dos centros de consumo. Tensões maiores não poderiam ser utilizadas tão facilmente com o sistema contínuo, pois nãohavia uma tecnologia eficiente de baixo custo que permitisse a redução de alta tensão para uma tensão mais baixa.

No sistema de corrente alternada, transformadores são utilizados entre o conjunto de alta tensão e os centros de consumo. Lâmpadas e máquinas pequenas assim podiam funcionar numa tensão menor conveniente. Além disso, os transformadores permitem que a energia seja transmitida sob...
tracking img