Guerra da sucessao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1422 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra de Secessão 
História da Guerra de Secessão, a Guerra Civil Americana, causas e consequências, conflitos, história dos Estados Unidos
[pic]
Guerra de Secessão: estados do norte contra estados do sul
  
Introdução 
A Guerra de Secessão foi um conflito militar que ocorreu nos Estados Unidos, entre os anos de 1861 e 1865. De lado um  ficaram os estados do sul contraos estados do norte.

Causas:

Os estados do sul tinham uma economia baseada no latifúndio escravista e na produção, principalmente de algodão, voltada para a exportação. Enquanto isso, os estados do norte defendiam a abolição da escravidão e possuíam suas economias baseadas na indústria. Esta diferença de interesses deflagrou o conflito.

Guerra

O conflito teveinicio em 1861 através de ações militares do sul. Com duração de cinco anos, a guerra provocou a morte de aproximadamente 600 mil pessoas. Os estados do norte, mais ricos e preparados militarmente, venceram e impuseram seus interesses sobre o país. 

Consequências

- A escravidão foi abolida, atendendo aos interesses dos estados do norte. Apesar disso, os negros não tiveram nenhumprograma governamental que lhes garantissem a integração social. Após a liberdade, foram marginalizados pela sociedade.

- A região sul foi ocupada militarmente até o ano de 1877.

- O processo de industrialização do norte intensificou-se ainda mais, gerando mais riqueza na região. Por outro lado, o sul passou por uma crise, perdendo influência política.
Bibliografia indicada:- Guerra da Secessão nos Estados Unidos (Coleção Guerras que mudaram o mundo)
  Autor: Clark, Philip
  Editora: Ática
- Guerra da Secessão
  Autor: Ameur, Farid
  Editora: L&PM Editores



Resumo sobre Guerra de Secessão — Presentation Transcript

• 1. GUERRA DE SECESSÃO Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart http://historiadigital.orghttp://twitter.com/profmichel Copyright © Todos os direitos reservados.

• Se houver erros históricos ou problemas nos links, favor relatar no e-mail: contato@historiadigital.org( Você também pode aprender mais assistindo aos vídeos e ouvindo o podcast (áudio mp3). Visite o blog para conhecer jogos, infográficos, visitas virtuais e muito mais sobre este resumo.( Os termos em negrito sãoconceitos importantes que você deve aprender. Ao final desta aula, acesse o quiz e teste os seus conhecimentos.( O resumo está vinculado ao História Digital, um blog que oferece conteúdo de história para todos os níveis de ensino, explorando diferentes linguagens e promovendo a acessibilidade.( As informações aqui contidas estão adaptadas, especialmente, para alunos do ensino fundamental, médio epré-vestibulares.(2. Algumas considerações

• O sul dos Estados Unidos, por sua vez, tinha clima tropical, economia baseada na agricultura, produção para a exportação, trabalho escravo, monocultura e latifúndio.( O norte dos Estados Unidos tinha clima temperado, economia baseada na indústria e no livre mercado, produção para o mercado interno, trabalho livre, policultura, minifúndio.( Estasdiferenças começaram a se tornar evidentes desde o processo de colonização, se intensificando após a independência, em 1776.( Podemos dizer que a guerra ocorreu por diferenças econômicas entre o norte e o sul dos Estados Unidos.( A Guerra de Secessão, ou Guerra Civil Americana, foi um conflito envolvendo o norte e o sul dos Estados Unidos, entre 1861 e 1865.(3. Antecedentes

• Assim, algunsestados do sul resolveram criar um estado independente. Foi o início da guerra.( Isto porque Lincoln foi eleito pelo norte e tinha uma postura antiescravagista, ou seja, totalmente oposto aos interesses do sul.( Além das visíveis diferenças entre a região norte e sul dos Estados Unidos, a eleição de Abraham Lincoln, em 1860, também foi determinante para o início da guerra.( O sul dependia da...
tracking img