Guerra da coreia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra da Coreia

A guerra da Coreia foi um conflito militar que ocorreu entre os anos de 1950 a 1953. Tendo de um lado a Coreia do Norte apoiada pela China, e do outro, a Coreia do Sul, comapoio dos Estados Unidos (EUA) e as forças das Nações Unidas. 
Até 1945 a Coreia era um território de domínio japonês, quando o Japão foi derrotado na Segunda Guerra Mundial e assinou a sua rendição, osEUA e a ex-URSS naquele momento as principais nações mundiais, concederam então autonomia e soberania aos coreanos e a Coreia.
A Coreia é separada pelo paralelo 38°, como ficou estabelecido naConferência de Potsdam. Esta demarcação divide a Coreia em dois sistemas políticos opostos:  Coreia do Sul (República da Coreia), capitalista por influência dos EUA, e Coreia do Norte (República PopularDemocrática da Coreia), comunista, apoiada pela União Soviética.
Histórico

Em 25 de junho de 1950, depois de inúmeras tentativas para derrubar o governo do sul, tropas da Coréia do Norte, apretexto de violação do paralelo 38º, realizam um ataque surpresa, invadem o sul e tomam a capital Seul em uma  tentativa de unificar o país sob o regime comunista. 
As Nações Unidas desaprovam oataque, declara a República Popular agressora e envia tropas militares, lideradas pelo general americano Douglas MacArthur, para ajudar a Coreia do Sul a afastar os invasores.
Em 15 desetembro as forças militares da ONU, compostas quase totalmente de soldados dos EUA, iniciam, então, uma contra-ofensiva em Inchon para retomar a costa oeste, ocupada pelo exército norte-coreano. 
A URSSnão se envolve inteiramente, limita-se a dar ajuda militar aos norte-coreanos.
Os combates são violentos e as tropas da ONU avançam pelo território da Coréia do Norte. Em outubro, os norte-coreanossão empurrados de volta para o rio Yalu, aproximando-se da fronteira chinesa. A China então, sentindo-se ameaçada envia o seu  exército para ajudar a Coréia do Norte. Com este auxílio, as forças...
tracking img