Guerra civil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
HISTORIA ECONOMICA GERAL






COMENTÁRIO CRÍTICO QUE ARTICULE O CONTEÚDO DO TEXTO“CAPITALISMO MONOPOLISTA” DE PAUL M. SWEEZY/ PAUL A. BARAN E O FILME “GANGUES DE NOVA YORK”.






TUILA SOARES INFURNA

SEROPÉDICA, RJ
Abril, 2013
O filme “Gangues de NovaYork” tem como tema histórico a chegada de dos imigrantes à América e os choques destes imigrantes com os norte-americanos e aborda ainda parte do inicio da Guerra Civil dos EUA.
Em contraste com otexto "Capitalismo Monopolista" de Sweezy/Baran essa questão da imigração, passou a existir no decorrer do século XIX. Um sistema havia se formado para suprir a enorme procura de trabalho gerada poruma economia em ritmo acelerado de expansão e industrialização. Os níveis mais baixos da escala econômica foram ocupados por imigrantes, sua maior parte era originária da Europa.
A questão daimigração é bem abordada mostrando como havia de fato preconceito por parte dos americanos não só em relação aos imigrantes, mas também aos negros. O texto se inicia argumentando que o preconceito em relaçãoaos negros se constitui de uma herança do sistema de escravidão, entretanto, sofreu modificações ao longo do tempo; ele implica na discriminação, segregação e um status econômico inferior no caso emrelação aos brancos americanos e isso, acabava se dando também no caso dos imigrantes. Havia grande hostilidade por parte dos americanos logo, ocorriam algumas vezes massacres de imigrantes, issofazia com que retardasse a mobilidade vertical dos grupos de estrangeiros. De acordo com o texto existiam duas causas que impediram que essa mobilidade ascendente acabasse por completo. De um lado havia aprocura em ritmo crescente e acelerado por mão de obra qualificada que só poderia ser suprido por pessoas que possuíssem nível superior e, do outro lado essa chegada continua de novos grupos de...