Guerra civil espanhola e a guernica de pablo picasso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

Muitas pessoas desconhecem que o quadro Guernica de Pablo Picasso foi inspirado numa guerra (A guerra civil da espanhola). Neste trabalho abordaremos muitos assuntos, dentre eles que foi essa guerra que inspirou Pablo Picasso, por que ela ocorreu, como terminou, qual a relação dessa guerra com o Brasil, como um pintor se inspirou e pintou uma obra de arte baseada em umaguerra, o que ele quis retratar com essa obra de arte. Esses são alguns dos assuntos que serão abordados neste trabalho, todos eles relacionados com a Guerra Civil Espanhola e o quadro Guernica de Pablo Picasso.

Justificativa

O tema foi proposto em sala de aula, para termos uma visão mais critica adquirir mais conhecimento sobre a guerra Civil Espanhola e sua relação com a obra de arte dopintor Pablo Picasso.

Objetivo

Conhecer o passado dos paises que durante certo tempo enfrentaram alguma guerra. No nosso caso, o país foi à Espanha, que passou por uma guerra Civil. E de algum modo adquirir mais conhecimento.
Compreender o que foi a guerra Civil Espanhola, como começou, como terminou, quais suas influencias no Brasil, o que o pintor Pablo Picasso quis retratarem seu quadro, porque ele pintou esse quadro e qual sua relação com a guerra Civil Espanhola.

Guerra Civil Espanhola e a Guernica de Pablo Picasso
Um Pouco da história da Guerra
A Guerra Civil Espanhola, iniciada no dia 18 de julho de 1936, foi marcada, durante três anos, pelo conflito entre as forças nacionalistas de direita - que pretendiam um golpe de Estado - com os partidários daesquerda republicana, no poder na época.
A Espanha era uma monarquia pouco desenvolvida industrialmente e com uma política confusa, pois os partidos socialistas, comunistas e anarquistas eram contra a monarquia. Os socialistas queriam melhores condições de vida, os comunistas queriam superar o Estado e tomar o poder pela força e os anarquistas queriam extinguir o Estado e criar comunidadesindependentes.
Em 1936, Manuel Azána tornou-se presidente do país e alguns militares descontentes com seu governo decidiram iniciar um golpe militar para afastá-lo da presidência. Quem assumiu o poder no lugar de Manuel foi o general Francisco Franco que concluiu a República Socialista. Sabendo dos possíveis contra ataques, os partidos de esquerda, apoiados pela Igreja e pelos monarquistas,recebiam dinheiro para equipamentos, e formaram a Frente Popular. A Alemanha de Hitler e a Itália de Mussolini apoiavam Franco, já a União Soviética apoiava os Republicanos.
Em 1937, a cidade Basca de Guernica foi brutalmente atacada e destruída.
Após a destruição da cidade de Guernica, pouco a pouco, o exército nacionalista, bem equipado e disciplinado, foi se impondo aos republicanos,que não foram auxiliados pelas democracias ocidentais, entre elas a França e a Inglaterra.
A última contra-ofensiva em novembro de 1939, com a derrota dos republicanos, marcou a rendição dos esquerdistas, que se renderam no dia 1º de abril de 1939. Essa derrota foi seguida de uma cruel repressão do regime de Franco, que fuzilou cerca de 50.000 republicanos. "Blitzkrieg" - ofensiva relâmpago comblindados - foi um dos métodos de ataque aperfeiçoados na Espanha pelas forças estrangeiras presentes no conflito, que depois foram usadas na 2ª Grande Guerra Mundial.
O momento exato da morte de um soldado republicano perpetuou a imagem de uma guerra fratricida primeiro símbolo dos “fascínios ideológicos” que marcariam indelevelmente o século XX.
O que a Guerra Civil Espanhola tem aver com o Brasil?
A guerra Civil Espanhola teve reflexos no Brasil o Estado oficial brasileiro era claramente interessado em promover a versão da Guerra como ‘caos’ e ‘resultado da democracia desordenada decorrente das eleições e do regime republicano’. Nada mais oportuno que a exemplificação imediata da Espanha. O governo queria excitar a idéia de que as esquerdas, em qualquer lugar do...
tracking img