Guerra civil americana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (466 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Guerra Civil Americana, também conhecida historicamente como Guerra de Secessão, aconteceu nos Estados Unidos entre os anos de 1861 e 1865. O conflito é conhecido como um dos que mais causarammortes de norte-americanos, e acredita-se que um total de 970 mil pessoas tenham morrido durante as batalhas. O impressionante número representa aproximadamente 3% de toda a população americana da época,e teve sua maioria composta por soldados. Até hoje as causas e o desfecho da Guerra Civil Americana são motivos de discussão e algumas revisões históricas já foram feitas por conta das váriascontrovérsias sobre o assunto.
Causas
Enquanto a economia dos estados do sul norte-americano era baseada principalmente no latifúndio escravista e na produção agrícola de insumos como o algodão, com grandebase na exportação, os estados do norte defendiam a extinção da escravidão através do abolicionismo e possuíam suas economias baseadas principalmente na atividade industrial. A grande diferença deinteresses entre as duas partes, caracterizou um conflito entre o pensamento liberalista do norte e o conservadorismo escravagista do sul.
Frentes de batalha
A grande quantidade de batalhas foi um fatorresponsável pelo número exorbitante de mortos nesta guerra. Foram aproximadamente 10 mil confrontos militares durante o conflito e aproximadamente 40% deles aconteceram nos estados de Virgínia eTennessee. O Plano Anaconda, criado pelo general Winfield Scott, foi um conhecido cerco à Confederação (nome dado aos escravagistas do sul) através de um bloqueio naval e buscava o controle total dos riosMississippi e Tennessee. A primeira invasão nortista na Virgínia também é icônica pois lá esteve o mais importante e numeroso exército da União (norte). A Frente Ocidental montada na região centraldo país e a Frente do Pacífico, montada no oeste americano, também são reconhecidas como as mais importantes instalações bélicas da guerra.
Desfecho e consequências
A guerra terminou com a...
tracking img