Guatemala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GUATEMALA

A Guatemala, oficialmente República da Guatemala, é uma das seis pequenas repúblicas, entre as quais se divide o longo território da América Central, certamente o mais importantes desses estados. Suas florestas e vulcões, ruínas e relíquias dos tempos passados, nos revelam o muito que aquele território sempre atraiu e prendeu o homem a terra. Sua capital é a Cidade da Guatemala.Guatemala vem de origem asteca Quauhtlemallan e significa "lugar com muitas árvores".

História
Do século IV ao século XI, as terras baixas da região de Péten foram o coração da florescente civilização Maia. Depois do colapso dos estados das terras baixas, os estados Maias do altiplano central continuaram existindo mais ou menos organizados.
Embora os conquistadores espanhóis tenhamchegado à região em 1523, houve uma feroz resistência das cidades-estado maias e a última só foi efetivamente conquistada em 1697.
A Guatemala, até 1821, foi uma colônia da Espanha. Durante a segunda metade do Século XX experimentou uma variedade de governos militares e civis, sendo uma dessas de Jacobo Arbenz - que fora retirado do poder por ameaçar fazer reforma agrária em terras da United FruitCompany; desse modo sofreu um golpe com intervenção estadunidense, em 1953, colocando um ponto final na política de Boa Vizinhança, caracterizada pelo governo Roosevelt, bem como uma guerra civil que durou 36 anos. Em 1996, o governo assinou um acordo da paz terminando formalmente com o conflito, que levou à morte de mais de cem mil pessoas e tinha criado um milhão de refugiados.Coronel Jacobo Arbenz Guzmán
Política
O parlamento da Guatemala, o Congresso da República, com 113 assentos, é eleito cada quatro anos, simultaneamente com as eleições presidenciais. O presidente atua como chefe de Estado e do governo. Em suas tarefas executivas é auxiliado por um gabinete de ministros que são designados pelo próprio presidente.
O título de Presidente daGuatemala é o título usual do líder da Guatemala desde 1851, quando o título foi assumido por José Rafael Carrera, que tinha assumido como chefe de governo como general e caudilho desde 1840.
O título de "Presidente" tem sido utilizado por líderes democratimente eleitos e apontado como chefe de estado, bem como de ditadores que assumiram o pode por Golpe Militar. O atual Presidente é o Sr. AlvaroColom.

Presidente da Guatemala – Alvaro Colom

Divisão Geográfica
A Guatemala está dividida em 22 departamentos (nome que se dá as divisões nesse país).
Eles são: Alta Verapaz, Baja Verapaz, Chimaltenango, Chiquimula, El Progreso, Escuintla, Ciudad Guatemala, Huehuetenango, Izabal, Jalapa, Jutiapa, Petén, Quetzaltenango, El Quiché, Retalhuleu, Sacatepequez, San Marcos, SantaRosa, Solola, Suchitepequez, Totonicapan e Zacapa.
Geografia
A Guatemala é o terceiro maior país da América Central. Limita-se ao Norte e a Oeste com o México, ao Sul com o oceano Pacífico e a Leste com Honduras, Belize e El Salvador. Assim como outros países centro-americanos, a Guatemala possui diversos lagos, cadeias de montanhas, que são prolongamento da Serra Madre mexicana, e grandesvulcões – alguns chegam a atingir mais de 4.000m de altitude e ainda estão ativos, como o Tajumulco, de 4.210m e o Tacaná, de 4.093m.
Ao Sul e a Leste as altitudes são menores. O Vale Motagua, na planície de El Petén, é um dos principais campos de fósseis de dinossauros. É também a região mais fértil do país e onde se concentram as principais atividades econômicas, com destaque para o cultivodo milho e a banana. Na região próxima ao Pacífico, as plantações de cana-de-açúcar e café são as mais importantes.
A temperatura é quente nas planícies e fria nas montanhas. No litoral do Pacífico, o clima é o tropical, e na costa caribenha os termômetros chegam a atingir 38 °C. Na floresta da planície de El Petén o clima é quente, e o grau de umidade varia de acordo com a época do ano....
tracking img