Guarilleno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (328 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Objetivos do artigo:
1-     Apresentar idéias particulares sobre o modo como os historiadores pensam o passado para conferir-lhe sentido e apresentá-lo aos leitores. Ênfase nas limitações inerentesa qualquer tentativa de entender e interpretar o mundo.
2-     Repensar a História Antiga e a artificialidade das fronteiras internas criadas pela História Científica.
História Científica = operaatravés de formas com as quais os historiadores tentam dar sentido ao passado, criando uma sensação de realidade e completude.
Modo como o historiador produz e escreve História: A História é vista comoreconstrução do passado; no entanto o passado é inacessível; nosso único acesso a ele é através de vestígios (objetos, textos ou recordações). O universo destes vestígios constitui o passadorealmente existente hoje. Mas os vestígios não são o próprio passado e só o representam de modo indireto, através de mediações.
Estas mediações são a Ciência da História; algumas delas são explicitas, comoas teorias ou modelos. Outras, como as formas, são menos visíveis.
As teorias da História, enquanto ciência, pressupõem:
·        Ordem no passado: o acontecido é racional, as sociedades humanas sãoorganizadas e seu desenvolvimento segue certos princípios.
·        Os documentos são o fundamento da reconstrução do passado, a base para negar/confirmar realidades e a prova da ordem que existiu nopassado.

            Teorias e modelos transformam vestígios em interpretações do passado e propõem reconstruções da história humana, a partir de diferentes relações de causa e efeito (ênfases emfatos políticos ou econômicos determinarão diferentes seleções de informações e modos diferenciados de relacioná-los).
            Além da associação entre teoria, modelos e documentos há as formas.            O passado pode ser visto como um fluxo contínuo de eventos infinitos. Mas os vestígios são descontínuos e desconexos; a relação que se estabelece entre eles parte do pressuposto de que...
tracking img