Aluna: Arayana Emilia
Curso: Direito

Guarda compartilhada

[pic]

[pic]
Sumário: 1. Introdução. 2. Breve Histórico. 3. Conceito. 4. A Guarda Compartilhada no Direito Comparado. 5. A posiçãodo Direito Brasileiro quanto à Guarda Compartilhada. 6. Projetos de Inserção da Guarda Compartilhada no Novo Código Civil. 7. Referências Bibliográficas.
[pic]
1. INTRODUÇÃO
A guarda compartilhadapela repartição, não só do tempo, mas das atitudes, das atenções e dos cuidados, como meio de permanência dos laços afetivos e familiares, almeja assegurar o interesse do menor. Um dos aspectos daguarda compartilhada é a boa convivência entre os pais, não se trata de dividir o tempo que a criança ficará com cada um deles e sim que as decisões que visam o bem estar da criança sejam tomadas pelosdois. Quanto família fragmentada, busca-se assemelhar as relações de pai/filho e mãe/filho com a finalidade de proteger a criança ou o adolescente e permitindo o seu desenvolvimento e a suaestabilidade emocional, com o efeito de sua formação equilibrada e personalidade. Busca-se entender as mudanças e diversificar as influências na criança e a sua inserção no grupo social. O objetivo éanalisarmos o instituto da guarda através da sua disposição legal, seus efeitos e influências no cotidiano e na vida das crianças e adolescentes. A guarda compartilhada deve ser tomada, antes de tudo, como umapostura, como reflexo de uma mentalidade segundo a qual o pai e a mãe são igualmente importantes para os filhos de qualquer idade e portanto essas relações devem ser preservadas para a garantia deque o adequado desenvolvimento das crianças ou adolescentes envolvidos venha a ocorrer.

2. BREVE HISTÓRICO
A fim de melhor compreender a guarda compartilhada pela repartição entre Pai x mãe,necessário se faz uma análise do envolver histórico, de modo que se perceba as suas origens culturais que ao longo de suas sucessivas transformações determinaram um estilo de viver e ser. Tal passagem de... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 10). Guarda compartilhada. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Guarda-Compartilhada/79295.html

MLA

"Guarda compartilhada" TrabalhosFeitos.com. 10 2011. 2011. 10 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Guarda-Compartilhada/79295.html>.

MLA 7

"Guarda compartilhada." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2011. Web. 10 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Guarda-Compartilhada/79295.html>.

CHICAGO

"Guarda compartilhada." TrabalhosFeitos.com. 10, 2011. Acessado 10, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Guarda-Compartilhada/79295.html.