Guaratiba

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Guaratiba é um extenso bairro da cidade do Rio de Janeiro. Compreende toda a região que engloba os sub-bairros de: Pedra de Guaratiba, Ilha de Guaratiba e Barra de Guaratiba. Atualmente a região destaca-se também, além de sua interessante paisagem, pela variedade de bares e restaurantes especializados em frutos-do-mar. Encravada ao pé da Grota Funda, extendendo-se até a Baía de Sepetiba,abrangendo os seus canais de acesso, bem como a barra para o oceano, Guaratiba é um dos bairros que apresenta uma das menores densidades demográficas da cidade do Rio de Janeiro. Sua situação demográfica assemelha-se, ainda hoje, a do Recreio dos Bandeirantes no início da década de 80, ou a da Barra da Tijuca na década de 70. Devido à sua grande extensão territorial, é divido em sub-regiões ousub-bairros, todas elas ainda dispondo de grandes áreas desocupadas, e previsões para loteamentos futuros, que apresentam, em sua maioria, uma vegetação rasteira, apicum e grandes manguezais. Em suas encostas, encontram-se também muitos bananais. O bairro inclui ainda outros sub-bairros menos conhecidos, como Santa Clara, Correia - onde se situa a empresa multinacional Michelin, o Jardim Maravilha, o JardimCláudia Maria e o Jardim Cinco Marias (Antiga Covanca), como também parte do Monteiro, divisa com o bairro Campo Grande, junto ao rio Cabuçu, um dos afluentes do rio Piraquê, que desemboca na Baía de Sepetiba.

Curiosidade: Região inicialmente chamada de “Guratiba-Aitinga”, ou “Aratuquacima”, é uma palavra indígena usada pelos tupinambás, que habitavam o nosso litoral á época do descobrimento.Sua definição é “lugar onde há grande quantidade de garças/garceiro.” É fácil perceber que o vocábulo surgiu de outros dois: “guará”, que quer dizer “ave”; e “tiba”, que significa “lugar onde há muita coisa reunida.” Daí: “Guaratiba”. Esta definição é uma realidade, pois até hoje ainda nos encanta a reunião de garças Brancas, nos, manguesais da região.

Barra de Guaratiba

Vista aérea de Barrade Guaratiba.
Situada na baixada ao sul da serra da Grota Funda, o sub-bairro apresenta grandes manguezais, diversos canais navegáveis de acesso à Baía de Sepetiba, bem como o ponto de acesso à restinga de Marambaia. Nesta última área encontra-se o Centro de Avaliação do Exército (CAEX), que mantém ainda intacta e virgem grande parte da restinga, onde são realizados testes de balística, sendomais conhecido por Campo de Prova de Marambaia, palavra que em tupi-guarani significa paliçada de guerra. Ao longo de sua estrada de acesso, que inicia-se no trevo da Ilha de Guaratiba, ao pé da serra da Grota Funda, ainda nos dias de hoje, encontram-se grandes propriedades remanescentes de um passado essencialmente rural, porém já misturadas a novos loteamentos. No passado, especialmente entre asdécadas de 1960 e 1970, ali se refugiavam alguns cariocas ilustres, que avessos às badalações de outros lugares praianos de veraneio, preferiam a tranqüilidade das grandes chácaras da Barra de Guaratiba, tais como Burle Marx, cujo sítio fora doado por ele próprio ainda em vida ao IPHAN, e Antonio Jorge Menezes, cujas propriedades na região foram vendidas ainda nos anos 1970, quando do início daocupação mais efetiva do bairro, estando, entretanto, ainda preservado o antigo casarão, que outrora hospedava a cantora Wanderléa, outra fã da paz e do sossego da região, justamente nos tempos da Jovem Guarda.
*
*
Pedra de Guaratiba

Pôr do Sol.

É a parte mais procurada nos dias de hoje, para efeito de moradia. Situa-se ao longo da faixa litorânea do bairro, banhada pela baía deSepetiba, onde a atividade pesqueira tem grande destaque econômico. O bairro registrou grande crescimento populacional nos últimos anos, principalmente após a reforma da Praia da Brisa, que revitalizou a orla e criou um ambiente agradável para eventos. Atualmente diversos shows fazem parte do calendário no bairro, incluindo festejos de Réveillon, com queima de fogos organizada pelos comerciantes...
tracking img