Gua Trabalho Facol

314 palavras 2 páginas
Água: uso consciente x desperdício

Objetivo(s)
Levar a turma a compreender que a água é um recurso escasso no planeta e que o uso irresponsável desse recurso pode prejudicar a sobrevivência dos seres vivos.
Conteúdo(s)
. Água: usos, economia e desperdício;
Recursos utilizados
. Cartolina,
. copos plásticos pequenos,
. cola,
. recortes de jornais e revistas sobre economia e desperdício de água.
Metodologia
Depois de realizarmos algumas atividades na quais as crianças participarão conosco e refletir sobre o consumo de água através de uma roda de conversa realizaremos algumas intervenções de perguntas, para que elas possam refletir sobre o consumo de água também na escola, depois disso levaremos as crianças a uma pia de uso comum, E lá pediremos para que cada criança lave as mãos com apenas 200 ml de água, medida do copo que usaremos.
Orientaremos para não desperdiçar, pois não poderá emprestar água de um outro colega.
- Pediremos que a turma faça dois desenhos, um deles representando o desperdício e o outro mostrando como podemos economizar água.
- Distribuiremos imagens de jornais e revistas que mostrem desperdício e economia de água (as imagens devem estar misturadas) e pedir que as crianças separem o material em dois grupos, de acordo com o bom e o mau uso do recurso. Ao final da seleção, a turma pode colar as imagens em cartolinas separadas.
Avaliação
Verifique se a turma compreendeu que certas atividades humanas provocam o desperdício da água e que essa perda deve ser evitada. Você pode fazer essa verificação observando as falas de cada criança ao longo das conversas sobre o tema, analisando o material produzido na última aula e até mesmo acompanhando possíveis mudanças no comportamento dos pequenos em relação ao consumo de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes, não deixar a água correr à toa ao lavar as mãos e corrigir uns aos outros caso presenciem algum tipo de desperdício.

Relacionados

  • A IMPORTÂNCIA DE REUTILIZAR O ÓLEO RESIDUAL DE COZINHA
    4207 palavras | 17 páginas