Gti enfasê em cbt

Páginas: 12 (2989 palavras) Publicado: 11 de abril de 2011
GOVERNANÇA DE TI (gti) COM ENFÂSE EM COBIT

THIAGO SILVA BORGES

RESUMO:

ATUALMENTE, É IMPOSSÍVEL IMAGINAR UMA EMPRESA SEM UMA FORTE ÁREA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES (TI), PARA MANIPULAR OS DADOS OPERACIONAIS E PROVER INFORMAÇÕES GERENCIAIS AOS EXECUTIVOS PARA TOMADAS DE DECISÕES. A CRIAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA INFRA-ESTRUTURA DE TI, INCLUINDO PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS REQUEREMALTOS INVESTIMENTOS. ALGUMAS VEZES A ALTA DIREÇÃO DA EMPRESA COLOCA RESTRIÇÕES AOS INVESTIMENTOS DE TI POR DUVIDAREM DOS REAIS BENEFÍCIOS DA TECNOLOGIA. ENTRETANTO, A AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS EM TI PODE SER O FATOR CHAVE PARA O FRACASSO DE UM EMPREENDIMENTO EM MERCADOS CADA VEZ MAIS COMPETITIVOS. POR OUTRO LADO, ALGUNS GESTORES DE TI NÃO POSSUEM HABILIDADE PARA DEMONSTRAR OS RISCOS ASSOCIADOS AONEGÓCIO SEM OS CORRETOS INVESTIMENTOS EM TI. PARA MELHORAR O PROCESSO DE ANÁLISE DE RISCOS E TOMADA DE DECISÃO É NECESSÁRIO UM PROCESSO ESTRUTURADO PARA GERENCIAR E CONTROLAR AS INICIATIVAS DE TI NAS EMPRESAS, PARA GARANTIR O RETORNO DE INVESTIMENTOS E ADIÇÃO DE MELHORIAS NOS PROCESSOS EMPRESARIAIS. ESSE NOVO MOVIMENTO É CONHECIDO COMO GOVERNANÇA EM TI,

PALAVRAS-CHAVE:

GOVERNANÇA DE TI(GTI); COBIT;

GOVERNANÇA DE TI

1 O QUE É GOVERNANÇA DE TI?

De acordo com o IT Governance Institute (ITGI): “Responsabilidade dos executivos e da alta direção, consistindo em aspectos de liderança, estrutura organizacional e processos que garantam que a área de TI da organização suporte e aprimore os objetivos e as estratégias da organização”.
Outra definição é dadapor Peter Weill & Jeanne W. Ross (IT Governance): “Consiste em um ferramental para a especialização dos direitos de decisão e responsabilidade, visando encorajar comportamentos desejáveis no uso da TI”.
Analisando essas definições, concluímos que a Governança de TI busca o compartilhamento de decisões de TI com os demais dirigentes da organização, assim como estabelece as regras, aorganização e os processos que nortearão o uso da tecnologia da informação pelos usuários, departamentos, divisões, negócios da organização, fornecedores e clientes, e também determinarão como a TI deverá prover os serviços para a empresa.
Portanto, a GTI não é somente a implantação de modelos de melhores práticas, tais como COBIT, ITIL, ISO, CMMI, etc.

2 para que governança de ti?A GTI serve para aperfeiçoar o desempenho das empresas, facilitar o acesso ao capital e obter negócios de qualidade, lucrativos e bem administrados, bem como, deve garantir o alinhamento da TI ao negócio (suas estratégias e objetivos), a continuidade do negócio contra interrupções e falhas e o alinhamento da TI a marcos de regulação externo e outras normas e resoluções.
A GTI permiteuma maior agilidade operacional e uma resposta rápida e eficiente às demandas. Os controles propiciam um modelo para as áreas das aprimorarem os quesitos de eficiência, segurança, produtividade, acuracidade e disponibilidade dos processos.
A GTI engloba métodos para tornar mais transparentes, organizadas e legítimas as práticas de direção e monitoramento do desempenho das empresas.Engloba mecanismos implementados em diferentes níveis de uma empresa. Tais mecanismos permitem gerenciar, controlar e utilizar a TI de modo a criar valor para a empresa e permitir que decisões sobre novos investimentos sejam tomadas de maneira consistente em alinhamento com a estratégia corporativa. Para isso, pressupõe a adoção de métricas que permitem avaliar o impacto da TI no desempenho denegócios.

3 DOMÍNIOS (FOCOS) DA gti.

A GTI está relacionada a dois focos: O Valor dos Serviços de TI para o Negócio e a Mitigação dos Riscos de TI.
O Valor dos Serviços de TI para o Negócio é suportado pelo alinhamento estratégico entre TI e o Negócio. As áreas de Tecnologia da Informação (TI) devem alinhar seus recursos humanos e tecnológicos aos processos de negócio da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Enfase
  • : Ênfase na Tecnologia e Ênfase no Ambiente
  • Ênfase na tecnologia e ênfase no ambiente
  • Ênfase na tecnologia e ênfase no ambiente
  • Ênfase nas estruturas e ênfase nas pessoas
  • trabalho gti
  • GTI-2
  • Ênfase na tecnologia e ênfase no ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!