GT4 Art3 Gondo

6039 palavras 25 páginas
A cultura do voto eletrônico no Brasil: Contribuição Tecnológica para a Democracia e
Comunicação Pública
Roberto Gondo Macedo 1

Resumo
Novas tecnologias influenciam diretamente no cotidiano da sociedade, sejam nas ações profissionais, como nas informais. O fomento de redes eletrônicas e a exponencial exigência da velocidade da informação e conhecimento são exemplos factuais de interação tecnológica no universo social. O objetivo do artigo é apresentar um panorama evolutivo do sistema eletrônico de votação brasileiro e seu impacto no comportamento do cidadão quanto ao direito do voto, lisura do processo democrático e cultura eleitoral eletrônica. O período de pesquisa é intensificado de 1996 até os dias atuais, visto que o projeto inicial para a implantação da urna eletrônica como procedimentos eleitoral padrão ocorreu nesse período, idealizado e gerenciado pelo Tribunal Superior eleitoral, órgão regulador nacional do sistema eleitoral, no acompanhamento sistêmico dos partidos e políticos eleitos, como nos momentos eletivos.

Palavras-chave
Tecnologia eleitoral; comunicação pública, urna eletrônica.

Introdução
A democracia em sua égide histórica conviveu em harmonia com a evolução do homem e da sociedade, nas organizações sociais, culturais, econômicas e políticas, embora o conceito democrático tenha sofrido em muitos momentos históricos, afrontas ditatoriais com processos hostis que inibiram o direito universal de liberdade de escolha e expressão em nações e etnias.
A evolução tecnológica trouxe consigo benefícios para a produção industrial nas últimas décadas, acentuada a partir da década de 70, mas também desenvolveu nos últimos vinte anos uma condicionante de dependência da tecnologia por parte dos mais variados grupos sociais e consequentemente no cotidiano dos seus indivíduos. A velocidade da informação cresce exponencialmente e a necessidade de adaptação dos sistemas atuais é fato, e supostamente, necessidade competitiva.

Relacionados