GT2_5_2004

3672 palavras 15 páginas
A PRÁTICA DE ENSINO DO CURSO DE PEDAGOGIA: UM EIXO ARTICULADOR
ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
Ana Teresa Silva Sousa (Base de Pesquisa Formar / UFPI)
GT­02: Formação de Professores
1 – CONTEXTUALIZANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
A formação profissional dos educadores realizadas em todos os níveis, principalmente no nível superior, tem levado às universidades a rever suas funções, suas estruturas e seus modos de funcionamento, numa tentativa de melhorar especialmente, os processos de formação de seus futuros profissionais que deverão estar preparados para enfrentar com criatividade os problemas e desafios de uma sociedade em constantes contradições. Assim a formação inicial e continuada dos professores ganha uma importância extraordinária nos estudos e debates que versam sobre a Prática de Ensino e o Estágio
Supervisionado e hoje vem se constituindo em uma das principais necessidades das agências formadoras. No que tange à formação de professores para a escolaridade básica, no curso de
Pedagogia para o magistério no ensino médio tem sido acompanhado de muitas críticas sobre sua inadequação e pouca contribuição ao exercício profissional.
Uma das críticas apontadas e que deve ser fortemente estudada e redirecionada é a minimização ou mesmo a eliminação das dicotomias: teoria­prática, formação específica x formação pedagógica, ensino­pesquisa, referenciado por professores e alunos como um dos entraves da formação inicial do licenciando.
Outra crítica é a ausência de fundamentos teóricos para justificar o desenvolvimento de uma determinada prática, pois como explica Libâneo (2000) “A formação teórica e prática implica algo como um vai­e­vem entre o estudar e o fazer, mas cujo resultado é o saber fazer com consciência” (p.35).
Os reclames dos alunos são denunciadores de que o curso não prepara

Relacionados