gsfsdfs df f d

3233 palavras 13 páginas
Operações Farmacêuticas

Universidade Paulista

OPERAÇÕES FARMACÊUTICAS

As operações farmacêuticas propriamente ditas são todas aquelas que praticamos com o objetivo de transformar um fármaco numa forma farmacêutica. Em alguns casos utilizamos apenas uma única operação, mas, para a obtenção de uma forma farmacêutica, geralmente, implica na execução de várias operações devidamente programadas. Assim, para obtermos um medicamento contra acne, por exemplo, onde utilizaremos princípios ativos granulosos, insolúveis e veiculados em bases específicas, teremos que executar, seguramente, quase todas as operações farmacêuticas. Desde a pesagem do princípio ativo, sua trituração, dissolução em um solvente apropriado, incorporação na base específica, homogeneização da mistura e o acondicionamento no recipiente final.

PESAGEM

A pesagem é a operação mais executada na preparação de formas farmacêuticas. A balança de precisão destina-se à pesagem rigorosa de substâncias prescritas em pequenas quantidades e podem ser dos mais variados modelos e sensibilidades. Devem estar livres de influência de trepidação, correnteza de ar e sustentadas com parafusos que a mantenham em perfeito nível.

Na receita médica, quando se indica a quantidade da substância em porcentagem, esta deve ser pesada, mesmo que o produto final seja em volume. Por exemplo:

Extrato glicólico de hamamélis................... 2 %
Xampu base qsp.......................................... 100 mL

Deve-se pesar 2 g do extrato e completar para 100 mL do xampu.

MOAGEM OU TRITURAÇÃO

Trituração é a fricção contínua de um sólido em um gral com o auxílio do pistilo, para reduzir o tamanho da partícula até o grau desejável. O termo é também usado para descrever a trituração de duas ou mais substâncias em um gral para combiná-las até a obtenção de uma mistura homogênea. A trituração é realizada segurando-se firmemente o

Relacionados