Gruta da lapinha em minas gerais e suas riquezas arqueologicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1407 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO



A Gruta da Lapinha foi o local que escolhemos visitar, a fim de realizar o trabalho prático, ela esta localizada na região arqueológica de Lagoa Santa, no Parque Estadual do Sumidouro, foi descoberta em 1835, pelo cientista dinamarquês Peter Lund. Surgiu a partir de rochas calcárias formadas pelos restos marinhos do fundo do mar raso da bacia do rio das Velhas, restos que foramtrabalhados e acumulados em camadas sobrepostas, pela erosão gerada com as correntes marinhas e aéreas. Podemos encontrar na Gruta, em seus 511 metros de extensão e 40 metros de profundidade,uma enorme variedade de formas originadas a partir das formações de espeoletema,destacando-se:couve-flor, catedral, cascata,cortina.Entre outras formas que valem a pena ser conhecidas.Gruta da Lapinha

Visitamos a Gruta da Lapinha na região de Lagoa Santa, a 48 km da praça 7, em Belo Horizonte, localizada no Parque Estadual do Sumidouro. Compreende um bloco de pedra calcária formado há 600 milhões de anos. Tem 40 metros de profundidade e 511 metros de extensão. A composição é de barro e resíduos endurecidos do fundo do mar que foram acumulados em camadas sobrepostas, nointerior da Gruta podemos encontrar ornamentações formadas de calcitas cristalizadas, e que em suas varias formas dão nomes aos salões: Salão de Entrada, Sala da Catarata, Sala da Couve-Flor, Salão da Catedral, Sala das Pirâmides, Canto do Abajur, Sala dos Carneiros, e Galeria do Presépio. Alem de contar com uma grande área verde á sua volta, onde vivem algumas aves e animais silvestres. NoParque Estadual do Sumidouro, que se situa nos municípios de Pedro Leopoldo e Lagoa Santa, onde podemos encontrar outras cavernas e lagoas entre o Cerrado e Mata Atlântica. Dentre as lagoas, destaca-se a do Sumidouro (água que some), tendo em seus limites, uma lapa com uma cavidade natural em sua base que permite a passagem da água para o subterrâneo. Entre as espécies animais destacam-se os mamiferossendo representados por espécies de tatu, gato do mato, lontra e tamanduá colete. Os répteis são representados pela jibóia, cascavel e jararaca enquanto que as aves estão representadas pelo gavião, irerê, siriema, pica-pau branco,tucano e biguá. Várias espécies vegetais se encontram na área como ipê amarelo, ipê roxo, moreira, manjoba, aroeirinha, gabiroba, jatobá do campo, entre outras.A Gruta daLapinha é tombada em nível municipal e federal, estando inserida na área de proteção ambiental da APA Carste de Lagoa Santa, sob a direção da IEF (Instituto Estadual de Florestas).Estão sendo implantadas no Parque um conjunto de melhorias,para melhor atender os visitantes,como a construção do Receptivo Turístico P. W. Lund, que contará com espaços expositivos, sanitários, áreas de apoio asegurança, atendimento medico, espaço administrativo e áreas para serviços como café, lanchonete e loja de produtos locais. Isso tudo está sendo construído com a previsão de inauguração em setembro de 2012, com a visita do príncipe dinamarquês ao Brasil, e especificamente à Gruta da Lapinha em Lagoa Santa.



Museu Arqueológico da Lapinha (Museu Gabinete)

Visitamos o Museu Arqueológico da Lapinha,fundado e organizado em 1970, inaugurado em 1972 pelo Arqueólogo amador Mihály Bányai, (1920-2005) que trabalhou e estudou a região durante 40 anos. Lá podemos conhecer o passado pré-histórico através da exposição de 4.500 peças arqueológicas: machados, pilões, instrumentos de caça, urnas funerárias, pinturas rupestres, e fosseis originais da Raça do Homem de Lagoa Santa.

Exposição de 6.000 peçasdivididas em 5 Coleções:



Coleção de Arqueologia:

- Acervo ligado a ocupação pré-histórica - 12.000 a 8.000 anos a.c. “ Raça do Homem de Lagoa Santa” (Povo de Luzia).

- Acervo ligado a ocupação indígena Tradição Sapucaí a partir de 4.000 a.c. e tradição Tupi guarani a partir de 2.500 anos a.c. Quadros com reprodução de arte rupestre (entre 7.000 e 3.000 anos).

- Acervo histórico a partir da...
tracking img