Grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupos são constituídos de um conjunto de pessoas que se relacionam umas com as outras e que se uniram por motivos que podem ser familiares, culturais, profissionais, políticos ou esportivos, todosfuncionando conforme processos que lhe são comuns por intermédio de leis e normas próprias. Ter um objetivo em comum é essencial. Elementos adicionais aos grupos sociais: estrutura, história,interdependência, identidade comum.
- Dois tipos principais de grupos: Grupos Primários onde as normas, os papéis e os status são conhecidos e aceitos por todos, mesmo não existindo por escrito, laçosemocionais fortes, suas relações se estendem por longos períodos e passam por uma longa gama de atividades e os Grupos Secundários que são maiores e impessoais, com laços emocionais mais fracos, de menorduração e com uma gama menor de atividades, membros se conhecem de maneira mais superficial.
- Nas organizações, a título de formalização, os grupos dividem-se em dois tipos:
Formais: são formados pordecisão das organizações às quais estão vinculados, conforme seus objetivos e são institucionalizados pela sua estrutura.
Exemplos de grupos formais institucionalizados: CCQs - grupo de trabalhadoresque se reúne voluntariamente e com regularidade para analisar e propor soluções para problemas de qualidade e produção. Grupos semiautônomos – conjunto de indivíduos que executam cooperativamentesuas tarefas sem prévia definição de função para os membros.
Informais: conjunto de pessoas que se formam de maneira espontânea e conforme afinidade dos membros. Nascem da proximidade física, dasemelhança social, dos interesses em comum ou problemas similares.
- Pesquisas sobre grupos nas organizações: os trabalhadores se agrupavam informalmente e tinham suas próprias regras para protegerem-se,são elas: produção controlada, práticas não formalizadas pelas quais os que excediam a produção diária podiam ser punidos, expressões que deixavam transparecer que o sistema de remuneração não tava...
tracking img