Grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sabemos que o ser humano faz parte da sociedade, e ao mesmo tempo, em que está interagindo e modificando-a, assim como ele também é modificado. E as primeiras relações sociais, em que os indivíduos interagem é o grupo familiar, no qual ele aprende a se comunicar. Nele, está composto “o alicerce da origem social estabelecida, o lugar onde acontece o princípio da socialização, quando surge aprimeira forma de hierarquia social, a primeira divisão de trabalho”. Durante nossa vida, participamos de vários grupos sociais, nos quais desempenharam tarefas, relações, mudanças, normas. E este “processo de desenvolvimento do grupo proporciona a seus integrantes condições de evolução e crescimento pessoal. [...] Significa partilhar representações, crenças, informações, pontos de vista, emoções,aprender a desempenhar papéis de filho, estudante, profissional...” E estes papéis sociais, variam de acordo com as peculiaridades do grupo, assim como, com o seu desenvolvimento.
Viver é conviver. É se relacionar. Somos seres de relação. Somos incompletos e inacabados. Nós somos incompletos porque sem o outro não existimos. Cada pessoa traz uma herança cultural significativa,experiências e práticas, valores, características e formação específica para o exercício de suas funções e para o viver de sua própria existência e isso determina a comunicação que trava no seu cotidiano, em todos os níveis e dimensões. Estamos falando de relações que se dão entre sujeitos que decidem construir contextos e processos de aproximação, de conhecimento recíproco e de interação. Relações queproduzem mudanças em cada indivíduo, favorecendo a consciência de si e reforçando a própria identidade.
Através da troca de experiências, vivências e trabalho em grupo o aprendizado se torna rico e prazeroso, as aulas foram ótimas e contribuiu de maneira positiva para o meu aprendizado. A professora passa tranquilidade, confiança e transmite as informações de forma clara e objetiva,sempre trazendo exemplos que facilitam o entendimento. Consegui compreender a importância das dinâmicas de grupo e o papel do facilitador no grupo. Os colegas também sempre participativos e dispostos a participar das atividades.

CONCEITUAÇÃO

Aprendemos a importância e conceituação de grupo, onde Zimerman afirma que o ser humano é gregário, e ele só existe em função de seusinter-relacionamentos grupais. Um conjunto de pessoas constitui um grupo; um conjunto de grupos e sua relação com os respectivos subgrupos constitui uma comunidade; um conjunto interativo das comunidades constitui uma sociedade. Existem grupos de todos os tipos, e uma primeira subdivisão que se faz necessária é a que diferencia os grandes grupos (que pertencem à área da macro - sociologia) dospequenos grupos (micro psicologia). Em relação a estes últimos, também se impõe uma distinção importante entre grupo propriamente dito e agrupamento.
1.Grupo – pessoas com “interesse em comum”
2. Agrupamento “interesses comuns”.
• Grupo não é somatório de indivíduos, se constitui como uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios.
• Integrantes reunidos numa tarefa e objetivos comuns. (maslembre-se, só isso não define um grupo).
• Tamanho do grupo não pode exceder o limite que ponha em risco a indispensável preservação da comunicação (visual, auditiva, verbal, conceitual)
• Instituição de um enquadre (setting) e cumprimento de combinações. (Assim: objetivos claramente definidos, local de reunião, tempo (horário, férias) e regras que delimitam e normatizam a atividade grupal).
•Grupo é uma unidade que se manifesta como totalidade.
• Apesar do grupo se configurar como uma nova entidade, como uma identidade grupal genuína, se preserva as identidades específicas dos indivíduos componentes.
• Formação de campo grupal dinâmico, em que gravitam fantasias, ansiedades, identificações, papéis, etc.
• É inerente à conceituação de grupo – a existência de interação afetiva entre...
tracking img