GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES-CAP.11-ZANELLI

1566 palavras 7 páginas
GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES Neste estudo abrange informações que dizem respeito ao funcionamento de grupos e equipes, com suas peculiaridades do comportamento de seus membros. Deseja-se favorecer uma maior reflexão a respeito do comportamento humano, quando inserido numa coletividade num cenário maior como uma organização. Dividindo-se em duas seções, na primeira o foco serão os grupos e na segunda o estudo das equipes de trabalho.

IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR OS GRUPOS O ser humano vive em grupos, nascemos em uma família, onde além da relação com os pais, a os tios, avôs, primos e toma uma gama de indivíduos que formam um conjunto de pessoas facilmente identificáveis, que transmitem características próprias. Isso ocorre também em algumas profissões: os advogados tem seu estilo, assim como os pedreiros agem de forma parecida, e assim vai, todos tem um modo próprio de se comportar, refletindo as suas individualidades e também ao grupo que pertencem, isso é relevante pois o grupo que pertencem o fazem sentir seguros e apoiados. Pode acontecer um comportamento inadequado se o emissor estiver fora do seu grupo de referência aonde esteja interagindo momentaneamente. O fato de ter que conviver em um ambiente novo faz com que, de repente nos encontramos fragilizados e procurarmos buscar um esquema que permita-nos sentir seguros novamente. É importante criarmos um ambiente aonde uma pessoa que acabou de checar consiga se sentir protegido e com mais condições de se adequar as novas normas e padrões da instituição organizacional.

Definição e características dos grupos O grupo é um conjunto formado por duas ou mais pessoas, que para atingir determinado objetivo, necessitam de algum tipo de interação, durante um intervalo de tempo relativamente longo, sem o qual seria mais difícil obter o êxito desejado. Em outra visão um conjunto de pessoas se caracterizar mais fortemente com as seguintes condições: a) quanto menor for o número de seus

Relacionados