Grupos e equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPO E EQUIPE


INTRODUÇÃO

Ninguém vive isolado e não se pode compreender o comportamento do individuo sem considerar a influência de outro. Estabelecemos relações onde há, naturalmente, uma intenção particular de cada uma das pessoas envolvidas, isso significa entrar em entendimento para que algum objetivo seja alcançado. A chegada ao objetivo depende então, necessariamente, desserelacionamento.
Todos nós vivemos e pertencemos a diferentes grupos: grupos de família, de trabalho, de clube, de faculdade, entre outros.
Numa época de mudanças organizacionais onde se verifica uma intensa busca por produtividade, rapidez, flexibilidade e comprometimento com os resultados fazem-se necessária cada vez mais, a potencialização do trabalho em equipe.
Existe diferença?
.
Sim. Parafacilitar irei começar com a definição do que é um grupo e uma equipe.
No grupo todos trabalham voltados para os mesmos objetivos e têm seus papéis e funções definidos


A realidade é a seguinte, ninguém sabe direito o que o outro pensa porque as pessoas ou não se comunicam ou falam de forma política sem dizer o que realmente pensam. Às vezes alguns falam, mas de forma descontrolada e semhabilidade. É também cada um por si, ninguém toma a iniciativa de ajudar o outro. Aliás, existem muitas divergências relacionadas a problemas do trabalho e também diferenças de valores pessoais.


FORMAÇÃO DE GRUPOS

As principais razões para a formação de grupos são em primeiro lugar a necessidade, logo depois o desejo de proximidade e, finalmente, os desafios. Grupos se constituem a partir daexistência de interesses comuns que vão desde a necessidade de sobrevivência até os anseios de segurança, estima ou status.


FORMAÇÃO DOS GRUPOS NAS ORGANIZAÇÕES

Na maioria das organizações os grupos são formados de acordo com similaridades naquilo que as pessoas fazem ou produzem. Podem ser agrupado de acordo com as tarefas que executam – agrupamento por função, ou de acordo com o fluxo detrabalho desde o início até a conclusão – agrupamento por fluxo de trabalho.

Os grupos podem ser formais ou informais.
Formais - designados pela organização. Criados para executar tarefas consideradas essenciais à realização dos objetivos organizacionais.
Informais - não são criados oficialmente para atender aos objetivos organizacionais. Emergem a partir das relações “naturais” entre as pessoas.Podem ser:
Grupos de interesse – as pessoas se juntam em torno de uma causa comum.
Grupos de amizade – desenvolve por razões pessoais, interesses comuns e assuntos alheios ao trabalho.
Grupos de apoio – os membros se ajudam mutuamente.

Grupos informais podem ter um impacto positivo no desempenho do trabalho, podem ajudar a satisfazer as necessidades pessoais de seusmembros.


Grupo é um conjunto de pessoas com objetivos comuns, em geral se reúnem por afinidades. O respeito e os benefícios psicológicos que os membros encontram, em geral, produzem resultados de aceitáveis a bons. No entanto este grupo não é uma equipe.
.
"TODA EQUIPE É UM GRUPO, MAS NEM TODO GRUPO É UMA EQUIPE".


Na equipe as coisas são um tanto diferentes. Além de ter os seus membrosvoltados para os mesmos objetivos com papéis e funções bem definidas, possui uma série de fatores positivos que a distinguem do grupo e garantem a obtenção de excelentes resultados com muita sinergia e criatividade. Por que será?

Por que na equipe existe uma transparência muito grande entre todos. Ninguém esconde o jogo. Cada um sabe o que o outro pensa e sente sobre os assuntos do trabalho, mas tudode forma muito construtiva! Além disso, o nível de colaboração é ótimo, trabalham realmente em um time. Cada um pode contar com o outro que espontaneamente e prazerosamente se dispõe a dar o apoio e ajuda quando necessário.

Nesse ambiente tão bom não quer dizer que não existam conflitos, eles fazem parte do relacionamento humano e se tornam até fator de crescimento se forem trabalhados...
tracking img