Grupos sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GRUPOS SOCIAS

Idéias Centrais:
Tipos de grupos sociais: Uma tendência natural do ser humano é a de procurar uma identificação em alguém ou em alguma coisa. Quando uma pessoa se identifica comoutra e passa a estabelecer um vínculo social com ela, e desta forma ocorre uma associação humana. Com o estabelecimento de muitas associações humanas, o ser humano passou a estabelecer verdadeirosgrupos sociais onde um é diferente do outro. Esta diferença se dá devido aos diferentes objetivos de cada um serem diferentes.

Grupos pessoais e grupos externos: A partir de uma investigação é possívelconhecer os valores, as crenças, habilidades e sentimentos de um individuo, o que determina se este pode ou não ser aceito por certo grupo.

Grupos formais e informais: Um grupo formal é um grupooficialmente designado para atender a um específico propósito dentro de uma empresa, ele é responsável pelas tarefas que possuem uma base duradoura e continuam sua existência até que alguma decisão mudeou reconfigure a organização por alguma razão. Os informais são grupos amigáveis que se compõem de pessoas com afinidades naturais entre si e que trabalham juntas com mais facilidade. Os grupos deinteresses são compostos de pessoas que compartilham interesses comuns e que podem ter interesses relacionados com o trabalho, como serviços comunitários, esportes ou religião.

Funções e estruturasdos Grupos: Através da definição de uma determinada função, determina-se o quais os grupos irão desempenhá-la, isto de acordo com a estrutura da empresa.
Reflexão:
Podemos definir que grupo social éuma forma básica de associação humana que se considera como um todo, com tradições morais e materiais. Para que exista um grupo social é necessário que haja uma interação entre seus participantes. Osgrupos sociais se diferem quanto ao grau de contato de seus membros. Os grupos primários são aqueles em que os membros possuem contatos primários, mais íntimos. Exemplos: família, grupos de amigos,...
tracking img