Grupos modernistas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Grupos Modernistas

Passada a batalha inicial, em que todos se uniram para enfrentar a reação do grande público e dos intelectuais conservadores, formaram-se vários grupos que partiram em busca doque procuravam.
Segundo Domício Proença Filho (Estilos de Época na Literatura), os grupos modernistas surgidos após a Semana podem assim ser relacionados:

Corrente Dinamista - Rio de JaneiroCaracterísticas: preocupação com o progresso material, a técnica do mundo moderno, o movimento e a velocidade.
Representantes principais: Graça Aranha, Ronald de Carvalho, Guilherme de Almeida, Renatode Almeida, Álvaro Moreira, Villa-Lobos, Agripino Grieco.
Livro-síntese das teorias: Velocidade, de Renato de Almeida.

Corrente Primitivista - São Paulo
Características: preocupação com motivosprimitivos nacionais.
Representantes principais: Oswald de Andrade, Raul Bopp, Antônio de Alcântara Machado.
Síntese das teorias: Revista Antropofagia e Manifesto Pau Brasil.

Corrente Nacionalista- São Paulo
Características: preocupação com a "nacionalização" da literatura através de motivos brasileiros, folclóricos, indígenas, nativos, americanos, anti-europeísmo. Aglutina várias correntes:a do Movimento Verde-Amarelo (1926), a do Movimento da Anta (1927), a do Movimento da Bandeira (1936).
Representantes principais: Oswald de Andrade, Raul Bopp, Guilherme de Almeida, CarrianoRicardo, Menotti Del Picchia, Cândido Motta Filho.
Síntese das teorias: Manifesto do Verde-Amarelismo ou da Escola da Anta.

Corrente Espiritualista - Rio de Janeiro
Características: manutenção daherança simbolista, defesa da tradição, do mistério, conciliação do passado e futuro, universalidade de temas.
Representantes principais: Tasso da Silveira, Andrade Muricy, Augusto Frederico Schmidt, MuriloAraújo, Barreto Filho, Adelino Magalhães e, mais tarde, Cecília Meireles e Murilo Mendes.
Síntese das teorias: Revista Festa.

Corrente Desvairista - Descentralizada
Características: liberdade...
tracking img