Grupo milordi

259 palavras 2 páginas
Dos 56 mecanismos identificados, o Itil e o Cobit são os principais direcionadores da governança de TI. Além de serem os mais difundidos, estão presentes na maioria das categorias de benefícios encontrados. Pode-se perceber que a adoção do Cobit só não proporciona benefícios em uma das categorias (Área de TI), enquanto o Itil não participa de duas (Área de TI e Envolvimento de TI com as demais áreas). Em alguns casos, apenas algumas práticas desses dois frameworks são adotadas, com o intuito de apoiar na adequação a normas ou ainda a necessidades organizacionais (FUSCO, 2006).
Com relação aos setores econômicos, pode-se constatar que os principais mecanismos
(Itil, Cobit, SOX e Modelo Próprio) adotados estão presentes com a mesma representatividade na indústria e nas empresas prestadoras de serviço. Uma exceção é feita às práticas ligadas à segurança da informação (BS7799 / ISO17799 / ISO27001), predominantemente encontradas entre as empresas enquadradas no setor de serviços. As instituições financeiras (como bancos, seguradoras, empresas de crédito) são as que mais possuem tais mecanismos para garantir a segurança das informações dos seus clientes, de seus produtos e serviços e contra ataques jjj jjj jjj jjj sss ss ss ss jljl slj l jl s deliberados de hackers.
Os diferentes mecanismos identificados afetaram positivamente a gestão da TI de diversas maneiras. Os benefícios mais destacados nos artigos pesquisados foram:
Centralização e descentralização da área (13), Melhora do nível de serviço (13), Compliance
(12), Melhoria e segurança da informação (11), Melhor gestão da infra-estrutura (10),
Priorização dos projetos de TI conforme a estratégia de

Relacionados