Grupo focal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. GRUPO FOCAL


1.1 HISTÓRICO
O grupo focal teve sua origem nas ciências sócias em meados de 1941, por meio de Paul Lazarsfeld e Robert Merton, que é considerado o pai do método de pesquisa.
O grupo focal é um método de pesquisa qualitativa. Que tem como método o uso de moderador que guia grupos de discussões por temas diversos a fim de compreender a visão dos entrevistados sobre o tema.Os grupos a serem utilizados são formados por pessoas com características semelhantes que, ao longo da entrevista, são incentivados a discutirem a partir de temas escolhidos pelo entrevistador.
Os grupos focais, ou entrevistas de grupo focal têm sido empregados em pesquisas mercadológicas desde os anos 50 e, a partir dos anos 80, começaram a despertar o interessedos pesquisadores em outras áreasdo conhecimento, como as Ciências Sociais, aErgonomia, as Ciências Médicas, a Ciência da Informação, entre outras. Pela crescenteaplicação dessa técnica, inclusive em pesquisas acadêmicas, e por ter sido ainda poucoexplorada na literatura científica, seria oportuno analisá-la como alternativa às técnicas decoleta de dados mais tradicionais, tais como questionários e entrevistas individuais.
Ogrupo focal, desde sua concepção, há mais de 40 anos, tem apresentado ciclos depopularidade. Atualmente parece ter conquistado níveis de alta popularidade, despertandoo interesse não só dos profissionais de Marketing, área que primeiro explorou essa técnica,como também de sociólogos, engenheiros e outros pesquisadores acadêmicos. É umatécnica perfeitamente adaptável a qualquer tipo deabordagemexploratória fenomenológica ou clínica.
O papel do entrevistador é de suma importância dentro do grupo focal, é ele que guiará o grupo fazendo com que não haja dispersão do tema e a participação de todos os membros do grupo.

1.2 CONCEITOS
Em síntese, pode-se dizer que o grupo focal é uma técnica de coleta de dados empesquisas qualitativas, apropriada para avaliação de produtos e serviços; pré-testesdeembalagens, mensagens e programas promocionais; identificação de necessidades eexpectativas de grupos minoritários ou de parcelas do público alvo; avaliação de usabilidade de interfaces; definição de novos requisitos de produtos e serviços; geração de novos conceitos e idéias; e entendimento de motivações.
Morgan (1997) define grupos focais como uma técnica de pesquisa qualitativa, derivadadas entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais. Para Kitzinger (2000), o grupo focal é uma forma de entrevistas com grupos, baseada na comunicação e na interação. Seu principal objetivo é reunir informações detalhadas sobre um tópico específico (sugerido por um pesquisador, coordenador ou moderador do grupo) a partir de um grupo de participantes selecionados. Elebusca colher informações que possam proporcionar a compreensão de percepções, crenças, atitudes sobre um tema, produto ou serviços.
O GF difere da entrevista individual por basear-se na interação entre as pessoas para obter os dados necessários à pesquisa. Sua formação obedece a critérios previamente determinados pelo pesquisador, de acordo com os objetivos da investigação, cabendo a este a criaçãode um ambiente favorável à discussão, que propicie aos participantes manifestar suas percepções e pontos de vista (PATTON, 1990; MINAYO, 2000).
Gaskell (2002, p. 79) considera que os grupos focais propiciam um debate aberto e acessível em torno de um tema de interesse comum aos participantes. Um debate que se fundamenta numa discussão racional na qual as diferenças de status entre osparticipantes não são levadas em consideração. Nestes termos, ele define os grupos focais como uma "esfera pública ideal", tendo como referência o conceito de esfera pública de Habermas.
Esse autor identifica ao menos três tradições associados à utilização de grupos focais como técnica de entrevista, sendo eles: a tradição da terapia de grupo (TavistockInstitute); a avaliação da eficácia da comunicação...
tracking img