Grupo focal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE FORMOSA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

GRUPO FOCAL

Denise Soares
Enivaldo Evagelista
William Chaves
Wilker Araujo

Formosa – Goiás 2012
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE FORMOSA
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

GRUPO FOCAL

Denise Soares
Enivaldo Evagelista
William ChavesWilker Araujo
Trabalho acadêmico apresentado como
exigência parcial para aprovação na
disciplina de Metodologia de pesquisa
em geografia I

Formosa – Goiás 2012
INTRODUÇÃO
O presente trabalho acadêmico tem como por finalidade explicar baseando em dados bibliográficos o que é e como se aplica a técnica do grupo focal.

GRUPO FOCAL
Grupo focal é uma técnica direcionada a auxiliar eviabilizar certos tipos de pesquisas. Para que essa técnica aconteça é necessário que se formem grupos de “debates” que deverão ser mediados por um moderador. Essa técnica para Gatti (2005) “é muito rica para capturar formas de linguagem, expressões e tipos de comentários de determinado segmento, o que pode ser fundamental para a realização de estudos posteriores mais amplos, com o emprego deentrevistas e questionários.” (GATTI, 2005. p. 9.).
“Para Caplan (1990), os grupos focais são ‘pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos ou identificar problemas’(grifo do autor).” (CAPLAN, 1990 apud DIAS, sd. p. 3). Gatti (2005,) salienta que no grupo focal, “A ênfase recai sobre a interação dentro do grupo e não em perguntas e respostas entre o moderador e membros do grupo.” (GATTI,2005. p. 9.). Isso propicia um teor mais qualitativo a esse instrumento de coleta de dados.
Dentre as pesquisas de cunho científico, Dias (sd) ressalta duas delas de natureza dicotômicas na aplicação do grupo focal, as quantitativas e as qualitativas.
Dias (sd) entende por pesquisa quantitativa a que
[...] normalmente se mostra apropriada quando existe a possibilidade de medidas quantificáveisde variáveis e inferências a partir de amostras de uma população. Esse tipo de pesquisa usa medidas numéricas para testar constructos científicos e hipóteses, ou busca padrões numéricos relacionados a conceitos cotidianos. (DIAS, sd. p. 1)

Já na pesquisa qualitativa, Dias (sd) ressalta de forma geral que é caracterizada pela ausência de medidas numéricas e análises estatísticas, analisandoaspectos mais profundos e subjetivos do tema estudado.
Entretanto, apesar de serem métodos totalmente dicotômicos, não devem assim ser concebidos. Günther (2006) falou muito bem em seu artigo “Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta É a Questão?” sobre a necessidade que existe do pesquisador não enxergar de modo radical essas duas formas de realizar uma pesquisa, encarando queesta escolha é uma questão que deve implicar a praticidade, a técnica e também o empirismo.
Considerando os recursos materiais, temporais e pessoais disponíveis para lidar com uma determinada pergunta científica, coloca-se para o pesquisador e para a sua equipe a tarefa de encontrar e usar a abordagem teórico-metodológica que permita, num mínimo de tempo, chegar a um resultado que melhorcontribua para a compreensão do fenômeno e para o avanço do bem estar social. (GÜNTHER, 2006, p 207.).
Com base na leitura de DIAS (sd) é possível afirmar que a técnica de Grupo Focal tem por base a coleta de dados para pesquisas de caráter qualitativo e seu principal objetivo é conseguir identificar quais são as percepções, pensamentos, idéias dos participantes acerca de um determinado conteúdo,assunto, produto ou atividade. Gatti (2005) confirma isso, afirmando que a técnica do grupo focal vem sendo cada vez mais aceita e utilizada nas abordagens qualitativas das pesquisas sociais, mas cabe ressaltar que o grupo focal não se limita a esses dois tipos de pesquisas.
Dentre as peculiaridades do grupo focal, Dias (sd. p. 7.) destaca que
[...] é uma técnica especialmente útil quando o...
tracking img