grunilometria

3682 palavras 15 páginas
COMPRESSORES
O objetivo deste trabalho é apresentar os tipos de compressores utilizados na indústria, as suas vantagens e desvantagens, tendo em vista a evolução tecnológica, seus princípios de funcionamento e a correlação das aplicações.

INTRODUÇÃO
Os ares assim como todos os gases têm a propriedade de ocupar todo o volume de qualquer recipiente, a compresividade é uma das propriedades que utilizamos para armazenar em um recipiente, grande quantidade de ar. A utilização de ar comprimido nas indústrias é muito difundida, possui baixo custo, possui facilidades de implementação, manipulação. Certos trabalhos requerem uma quantidade de ar para realização de trabalho, para isso é necessária à utilização de equipamentos que garantam o fornecimento desse ar. Esses equipamentos são chamados compressores.
Compressores são máquinas ou equipamentos responsáveis por admitir ou sugar o ar da atmosfera, comprimir e enviá-lo para um reservatório de armazenamento, sendo o componente básico de qualquer sistema pneumático.
O ar é comprimido, sendo puxado, empurrado, assim realizando trabalho ou desenvolver potência. Quando o ar atmosférico entra no compressor, é comprimido pela máquina a uma pressão maior e descarregado então em um sistema de tubos. O ar comprimido pode ser usado para impulsionar motores a ar, martelos pneumáticos, ferramentas, e outros dispositivos a ar.

COMPRESSORES DE AR
Definição - Compressores são máquinas destinadas a elevar a pressão de certo volume de ar admitido nas condições atmosféricas, até uma determinada pressão exigida na execução dos trabalhos dos atuadores pneumáticos.
Alguns autores definem compressores como máquinas destinadas a aumentar a pressão de um gás com a finalidade de fazê-lo fluir entre dois pontos quaisquer. A elevação da pressão pode chegar desde 1 atm até milhares de atmosferas, possuindo uma grande variação das características físicas, são classificados quanto a sua aplicação em:
Compressores Industriais – são aqueles

Relacionados