Grotesco e kitsch na mídia

Páginas: 3 (725 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2011
Grotesco

A palavra “grotesco” vem – de gruta, porão, (grotta) – do italiano e surge em fins do século XV. Em escavações frente ao Coliseu, e depois em diversos locais, foram encontradosornamentos esquisitos – na forma de vegetais, caracóis, etc. – que fascinaram os artistas da época, e logo, entraram na moda e se espalharam pela Europa nos mais diversos suportes (tetos, colunas,gravuras, jóias, etc.).

O que atraiu no início foi o reencontro com um momento glorioso do passado, da época de Augusto, mas a rejeição veio devido à condenação, na mesma época, por combinaçõesestapafúrdias de elementos animais, vegetais e minerais. O que era admirável tornou-se aberrante.

Sempre associado ao disforme (conexões imperfeitas) e ao onírico (conexões irreais), a palavra“grotesco” presta-se a transformações metafóricas, que ao longo dos séculos, teve o sentido ampliado, capaz qualificar elementos da vida social como discursos, roupas e comportamentos.

O grotescoé visto como feio em alguns casos, mas na verdade é a distorção do belo –exemplo: se tirarmos um traço positivo do belo, como a proporção humana, não produziremos o feio, mas sim o grotesco. Sendoassim, o grotesco é considerado uma categoria estética, isto é, um sistema coerente de requisitos para que uma obra alcance um gênero especifico (trágico, cômico, dramático, etc.) no interior dadinâmica da produção artística, desta forma, contém uma proposta crítica ou não.

Kitsch

A palavra Kitsch, foi forjada em Monique por volta de 1860, derivada de kitschen (fazer móveis novoscom velhos) e verkitschen (trapacear, vender “gato por lebre”), o que denota o sentido pejorativo. Kitsch é o trivial, a falsa obra de arte feita para vender, sem a proposta original e sem estimularideias. Está também, indissociavelmente ligado a arte, pois até os mais renomados mestres, ao criarem uma obra, tiveram um mínimo de cuidado para agradar o cliente.

O Kitsch é eterno...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Kitsch
  • Kitsch
  • Kitsch
  • Grotesco
  • kitsch
  • Aplicações do kitsch
  • Kitsch
  • O grotesco na televisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!