Grndezas eletricas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1288 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRANDEZAS ELÉTRICAS
Faremos uma análise de como funciona um multimetro, amperimetro e ohmimetro, quais são suas configurações básicas, exemplificadas com cálculos bem como especificando e explicando alguns componentes com explicações para cada estágio de um multimetro, ao fim, ainda trazemos um esquema básico para se montar um multimetro analógico, ao qual, pode-se montá-lo em casa para futurosprojetos e experiências.
UNIDADES DAS GRANDEZAS ELÉTRICAS – MÚLTIPLOS E SUBMÚTIPLOS
GRNADEZA UNIDADE X1.000 X1.000.000 ÷1.000 ÷1.000.000
Tensão Volt (V) kV MV mV µV
Corrente Ampère kA MA mA µA
Resistência Ohm (Ω) KΩ MΩ mΩ µΩ
Potência Watt (W) kW MW mW µW

PREFIXOS DAS UNIDADES: SÃO MÚLTIPLOS E SUBMÚTIPLOS DAS UNIDADES BÁSICAS NO SI.
PREFIXO SÍMBOLO FATRO DE MULTIPLICAÇÃO
Tera T 1012Giga G 109
Mega M 106
Kilo K 103
Mili M 10-3
Micro µ 10-6
Nano N 10-9
Pico P 10-12
Fento F 10-15
Atto a 10-18

Exemplo: 1 mA equivale a 0,001 A que é o mesmo que 0,000001 Ka.

MULTÍMETRO
O multímetro é um dispositivo eletrônico normalmente utilizado para medir tensão elétrica, corrente elétrica e resistência. Para isto, o multímetro conta com três modos de operação quebasicamente o transforma em três aparelhos de medida: 1- Voltímetro 2- Amperímetro e 3- Ohmímetro.
Multímetro Digital CAT IV 1000V

No modo “voltímetro”, o multímetro pode ser utilizado para medir tensões alternadas (AC) ou contínuas (DC).
No modo “amperímetro”, o multímetro pode ser utilizado para medir correntes alternadas ou contínuas.
No modo “ohmímetro”, o multímetro pode ser utilizadopara medir resistência ôhmica.
Adicionalmente, alguns multímetros podem oferecer a possibilidade de outras medições, tais como: freqüência e capacitância.
Aspectos Teóricos
Para efetuar medições de tensão, corrente e resistência ôhmica o multímetro analógico se vale de um mesmo dispositivo elétrico-mecânico: o galvanômetro. O galvanômetro é um dispositivo composto por uma bobina, um imãpermanente, ponteiro e uma mola.

Ilustração de um galvanômetro.
Quando uma corrente flui na bobina, o imã exerce um torque (na bobina) que é proporcional à corrente, levando-a girar. A deflexão apresentada na escala é proporcional à corrente na bobina.
Voltimetro
Um voltímetro consiste de um galvanômetro com uma alta resistência em série. Para medir a queda de tensão através de um resistor, ovoltímetro é colocado em paralelo com o resistor.

Em “a”, Rs representa uma alta resistência em série. Rg representa a resistência intrínseca do galvanômetro.
À direita em “a”, temos o símbolo esquemático do voltímetro. Em “b” ilustra-se como se conecta o voltímetro para medir a queda no resistor R (pontos “a” e “b” do circuito).
Amperimetro
O amperímetro consiste de umgalvanômetro com uma pequena resistência em paralelo (figura 4a). Para medir a corrente no resistor R, o amperímetro é colocado em série com o resistor.

Ilustração da montagem de um amperímetro.
Rp representa uma pequena resistência em paralelo com o galvanômetro. Em “b” ilustra-se como se conecta o amperímetro para medir a corrente que passa através do resistor R.
Ohmímetro
O ohmímetroconsiste de uma bateria em série com o galvanômetro e um resistor de valor conhecido (figura 5). Quando há um curto circuito (resistência zero) entre pontos “a” e “b”, o galvanômetro indica deflexão de fundo de escala (deflexão máxima). Para valores de resistência diferente de zero, a deflexão é proporcional à resistência.

Ilustração de um Ohmímetro.

Vale à pena mencionar que há tambémos multímetros digitais. Este tipo de multímetro normalmente se vale de um dispositivo eletrônico bastante versátil: o amplificador operacional. Dada a complexidade de funcionamento deste dispositivo, não iremos nos aprofundar no funcionamento do multímetro digital.
Porém, de maneira simplificada, ele se baseia principalmente na alta resistência de entrada deste dispositivo, o qual muda...
tracking img