grmgmrmgr

3061 palavras 13 páginas
12
Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:

Pesquisa Qualitativa
: considera que há uma relação dinâmica entre o mun do real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no process o de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrument o-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutiva mente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Pesquisa Quantitativa
: considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para cla ssificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (perce ntagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise d e regressão).
Segundo Martins & Bicudo (1989), a Idéia de Fato e
Fenômeno resume-se a descrever: a) a
Pesquisa “Quantitativa” lida com fatos (

tudo aquilo que pode se tornar objetivo através da observação sistemática; evento bem especificado, delimitado e mensurável); b) a
Pesquisa “Qualitativa” lida com fenômenos (

[do grego fainomenon: aquilo que se mostra, que se manifesta] evento cujo sentido existe apenas num âmbito particular e subjetivo).
b) da Pesquisa Fenomênica (x Factual) põe em dúvida o valor da generalização:
Pesquisa Quantitativa
X
Pesquisa Qualitativa
13



Factual:
prevê a mensuração de variáveis pré-determinadas, buscando verificar e explicar a sua existência ou influência sobre outra s variáveis. Busca uma regra, um princípio que reflita a uniformidade daquilo que é estudado. Centraliza sua busca em informações matematizáveis. Não se preocupa com exc eções, mas sim com generalizações. 



Relacionados