Grito negro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
3. Para o patrão, o eu lírico é carvão, pois é a força motriz do trabalho e da produção. O eu lírico aceita sua condição de “carvão”, mas com um sentido diferente do que tem para o patrão. Releia osversos finais do poema e interprete o último verso.

4. A literatura, partindo da imaginação e das experiências pessoais e sociais do artista, é uma recriação ou uma transcrição da realidadeconcreta. O poema de Craveirinha, por exemplo, além de expressar os sentimentos e as idéias do eu lírico, é uma denúncia das condições de vida a que eram submetidos os negros em Moçambique antes do processode independência. Com base na leitura do poema responda:
a) A literatura, além de ser a arte da palavra, é também uma forma de comunicação e interação social? Por quê?
b) Recriando a realidade, aliteratura pode contribuir para transformar a realidade concreta? Se sim como?

5. O escritor e educador Rubem Alves afirma que o escritor “escreve para produzir prazer”. Em sua opinião, a literaturaproporciona prazer ao ser humano, mesmo quando trata de problemas sociais como ocorre no poema de Craveirinha? Justifique sua resposta.

6. Com base na leitura desse poema e do conto de MoacyrScliar, monte um quadro com as principais características do texto literário.

3. Para o patrão, o eu lírico é carvão, pois é a força motriz do trabalho e da produção. O eu lírico aceita sua condição de“carvão”, mas com um sentido diferente do que tem para o patrão. Releia os versos finais do poema e interprete o último verso.

4. A literatura, partindo da imaginação e das experiências pessoais esociais do artista, é uma recriação ou uma transcrição da realidade concreta. O poema de Craveirinha, por exemplo, além de expressar os sentimentos e as idéias do eu lírico, é uma denúncia das condiçõesde vida a que eram submetidos os negros em Moçambique antes do processo de independência. Com base na leitura do poema responda:
a) A literatura, além de ser a arte da palavra, é também uma...
tracking img