Grito dos mudos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (710 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O GRITO DOS MUDOS

Henrique Schneider nasceu em 1963, em Novo Hamburgo, cidade onde hoje vive. Desde cedo esteve próximo da literatura. Na época da faculdade, publicou seu primeiro livro:Pedro Bruxo em 1984.

Mas seu maior sucesso foi “O Grito dos Mudos’ lançado em 1989, no qual ganhou o prêmio, Mauricio Rosemblatt de Romance. O livro e o prêmio lhe abriram várias portas. Jáforam cinco edições pela editora L&PM e agora com a segunda edição pela editora Bertrand Brasil (2006).

Com 125 páginas, a obra literária narra às vinte e quatro horas da vida de Nicolau, umsimples lavador de pratos, dentro de sua vida dura e rotineira. O Romancista faz o problema de muitos do cotidiano virar uma enorme luta e desespero.

Nicolau é um entre muitos que luta diariamentepara sua sobrevivência, tem uma vida simples, mas feliz. Casado com Natélia, ele segue diariamente sua rotina. Acorda cedo, pega sempre o mesmo ônibus vai ao trabalho, chegando lá, faz seu serviçode boa vontade e impecável, quando esta tudo em perfeitas condições ele volta para casa de ônibus e sabe que quando chegar lá sua esposa e seu cachorro, Anacolto, estavam à sua espera, para irem aomercado e comprarem pão e leite para o café.

Mas toda essa tranqüilidade foi perdida quando num dia normal, enquanto Nicolau lavava a louça seu chefe entra cozinha á dentro com um homem estranho noqual mede um espaço para ficar uma lavadora de louça. No momento Nicolau não disse nada, mal se mexeu, mas por dentro estava desesperado, só conseguia pensar que não conseguiria mais sustentar suaprópria mulher, Natélia, e muito menos seu cachorro, qual vivia como um filho.

Apartir desse momento sua vida foi ficando sem sentido. Nicolau não pegou o ônibus de costume, mesmo que o caminhofosse longo demais. Sua esposa esperou noite adentro, enquanto Nicolau perambulou nas ruas, gastando o dinheiro que já nem tinha, em prostitutas, mesas de bar, até esnobou o vendedor de uma loja de...
tracking img