Gripe espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (624 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Gripe Espanhola

A Pandemia que varreu o mundo de forma avassaladora

Sem tratamento específico esta é a gripe, uma doença que existe de forma bastante semelhante em homens eanimais. Um pouco de febre, espirros, dores no corpo, diarréia, às vezes tosse, são os principais sintomas da moléstia também chamada influenza. Mas nem sempre a influenza foi considerada tão inofensiva –muito pelo contrário. Além disso, os pacientes freqüentemente desenvolviam manchas escuras nas bochechas. Quando seus pulmões se enchiam de líquido, eles corriam o risco de morte por falta deoxigênio. Aqueles que morreram se afogaram com a própria secreção.
A gripe de 1918 teria surgido em campos de treinamento militar nos Estados Unidos e se espalhado em consequência do movimento detropas, a doença varreu o mundo de forma avassaladora entre agosto de 1918 e janeiro de 1919, atingindo duramente o Brasil, a Missão Médica Brasileira partia para auxiliar no socorro as vítimas daguerra. Os médicos embarcaram no fim de agosto.
Depois de algumas semanas, casos da gripe espanhola começaram a surgir em outros países e até continentes. Navios com soldados e médicos brasileiroshavia, ancorados nesses lugares, e começaram a chegar notícias sobre brasileiros doentes. Mais de 50 teriam falecido. Aos poucos, a doença foi se espalhando. O diretor geral da Saúde Pública, na época,ordenou então, fazer a desinfecção e a quarentena de navios, apesar de terem sido inúteis essas medidas.
Em São Paulo, o primeiro caso oficial de gripe espanhola deu entrada no Hospital deIsolamento no dia 13 de outubro. Para as vítimas da espanhola, recomendava-se ingestão de quinino, inalações de vaselina mentolada, cânfora, gargarejos com água e sal e outros tratamentos, gratuitas aoalcance de todas as indicações caseiras tomaram conta do país. Vale ressaltar aqui, se por um lado, tentativas de aliviar o sofrimento com a busca de remédios e sua distribuição aos necessitados;...
tracking img