Gripe espanhola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5070 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSIS GURGACZ

CLÁUDIA CAPPELLESSO
KÁTIA ADRIANE MULINET
KAUELEM DAYANE FERREIRA SALVADOR MALUCELLI
MARCELLO PINHEIRO MACHADO
NATHASSIA MARIA DE PARIAS GUEDES

A RAINHA VERMALHA: A GRIPE ESPANHOLA DE 1918 NO BRASIL

CASCAVEL
2011
FACULDADE ASSIS GURGACZ

CLÁUDIA CAPPELLESSO
KÁTIA ADRIANE MULINET
KAUELEM DAYANE FERREIRA SALVADOR MALUCELLI
MARCELLO PINHEIRO MACHADONATHASSIA MARIA DE PARIAS GUEDES

A RAINHA VERMALHA: A GRIPE ESPANHOLA DE 1918 NO BRASIL

Trabalho apresentado à disciplina de Metodologia Científica, Curso de Bacharel em Direito pela Faculdade Assis Gurgacz.

Professor (a) Orientador (a): Débora

CASCAVEL
2011
RESUMO

SUMÁRIO

1 ASSUNTO / TEMA8
2 JUSTIFICATIVA9
3 PROBLEMA10
4 HIPÓTESE11
5 OBJETIVOS DA PESQUISA12
5.1 OBJETIVOGERAL12
6 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA13
8. ORÇAMENTO24
REFERÊNCIAS25
1 ASSUNTO / TEMA


O Assunto do referido trabalho trata sobre o Medo de Pandemias.
O Tema tratará sobre a origem da gripe espanhola (seus sintomas e o seu tratamento) no Brasil, sua propagação o descaso das autoridades, bem como as consequências que essa gripe trouxe para o Brasil. A presença do misticismo também fazparte da área abrangida pelos estudos sobre a gripe espanhola de 1918.

2 JUSTIFICATIVA

Oriundo da Europa, continente este já mazelado com a doença, o vírus da gripe espanhola, adentrou nosso país facilmente com os grandes navios que aqui aportavam com alimentos, remédios e, por causa do início da Primeira Guerra Mundial, com militares já infectados. Sua propagação foi rápida dizimandovelozmente uma população antes saudável. A doença matava todos que fossem infectados em questão de dias.
Com o conhecimento de uma nova doença, o Brasil tornou-se um mundo de desordens. Houve caos e desespero com a nova epidemia. A população buscava remédios, atendimento, auxílio das autoridades. Escolas, farmácias, mercados, teatros e bares foram fechados por causa do medo do contágio, deixandoassim uma população faminta e mais doente. Ademais, a ausência governamental e a falta de auxílio das autoridades levaram a população a deixar as grandes cidades. A ausente organização e o despreparo da população levaram mais de 20 mil pessoas à morte; este contexto pode ser comparado com a nova epidemia que assolou o Brasil no ano de 2010: a gripe suína.
Os estudos sobre a gripe espanhola sãoimportantes para a compreensão de uma situação semelhante atual. Com a proliferação da H1N1, a gripe suína, O Brasil se mostrou mais uma vez propício à desordem, ao caos e à falta de organização e preparo frente a uma nova doença letal.
3 PROBLEMA

Segundo LAMARINO (2009) a gripe espanhola era também conhecida como rainha vermelha.
No período da primeira guerra, aconteceu o surto da gripe, tendoseu início em março durante a primavera no hemisfério norte. Nessa época muitas pessoas apareceram infectadas com sintomas da gripe: febre, calafrios e indisposição. O surto se alastrou pelo mundo inteiro, e até mesmo na Espanha foram detectadas aproximadamente 8 milhões de pessoas doentes, incluindo o rei Afonso XIII. Os países atingidos não acreditavam que o surto poderia estar acontecendo, umavez que a gripe deixava soldados fora de combate. O único país que admitiu o que estava acontecendo foi a Espanha, por isso o surto foi chamado de gripe espanhola, substituindo o seu antigo nome: gripe dos 3 dias.
A gripe chegou ao Brasil através de um navio que foi enviado para participar da guerra. Chegou, também, através de contingentes migratórios. Em 1918, aproximadamente em setembro,ancorava no Brasil um navio com imigrantes espanhóis, sendo que inúmeros deles estavam portando o vírus da gripe. Vários outros navios foram responsabilizados pela epidemia, a exemplo do inglês Demerara. No entanto, a verdade é que no início de novembro de 1918 o Brasil já estava infectado pela gripe. ( SCLIAR, sem ano ).
Mediante essas informações levantamos a seguinte problemática: qual a reação...
tracking img